- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
Fernando Lázaro busca alcançar, neste domingo, um feito que os últimos dois técnicos do Corinthians não conseguiram: vencer o primeiro clássico no comando do clube. Nesta noite, às 18h30 (de Brasília), o Timão encara o São Paulo, no Morumbi, pela quinta rodada do Paulistão, de olho na liderança do Grupo C.
O último treinador que venceu seu primeiro clássico à frente do Corinthians foi Vagner Mancini. Ele assumiu o clube em outubro de 2020 e, assim como Fernando Lázaro, estreou em clássicos logo contra o São Paulo, em dezembro daquele ano. Na ocasião, o Timão venceu o Tricolor por 1 x 0, com gol de Otero, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão. Esse jogo, aliás, marcou a última vitória alvinegra em Majestosos.
Desde então, os dois últimos sucessores de Mancini não conseguiram vencer em suas estreias em clássicos pelo Corinthians. O primeiro encontro de Sylvinho à frente do Timão contra um rival paulista aconteceu em junho de 2021, quando o treinador comandou a equipe alvinegra em um empate por 1 x 1 com o Palmeiras, no Allianz Parque, pelo Brasileirão. O volante Gabriel marcou o gol corinthiano no Derby em questão.
Já Vítor Pereira fez seu primeiro jogo pelo Corinthians logo contra um rival paulista. Ele estreou no comando alvinegro em 5 de março de 2022, com derrota por 1 x 0 para o São Paulo, no Morumbi. O treinador, aliás, não conseguiu vencer o Tricolor e o Palmeiras durante sua passagem pelo Timão – as únicas duas vitórias do português em clássicos vieram sobre o Santos.
Vale lembrar que, além de buscar a primeira vitória em clássicos à frente do Corinthians, Fernando Lázaro tem a missão de quebrar um tabu incômodo no Morumbi. Isso porque o Timão não vence um Majestoso no estádio desde abril de 2017, quando superou o Tricolor por 2 x 0, pela semifinal do Paulistão, com gols de Jô e Rodriguinho. Desde então, foram 11 jogos, com sete derrotas alvinegras e quatro empates.
Veja mais:
Velha prática: Corinthians volta aos tempos de Vitor Pereira e não divulga relacionados