- Por Eduardo Costa / Redação da Central do Timão
Matheus Bidu, lateral-esquerdo que está em negociações encaminhadas com o Corinthians, já se despediu do Cruzeiro. O jovem de 23 foi um dos principais jogadores da equipe campeã da Série B e deve ser o novo reforço do Timão.
Além de rejuvenescer o elenco, a diretoria do Corinthians acredita que a contratação pode suprir uma possível carência da posição no futuro, já que Lucas Piton pode ser negociado, Fábio Santos deve se aposentar, e nenhum jogador da base despontou nas categorias inferiores para ganhar uma chance no profissional.
Confira abaixo como foi a ótima temporada de Matheus Bidu pelo Cruzeiro.
Matheus Bidu chegou à final do Campeonato Mineiro, perdendo para o rival Atlético-MG na decisão, foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, pelo Fluminense, e foi campeão indiscutível da Série B com o Cruzeiro.
Pelo campeonato nacional, a Raposa foi a equipe que conquistou o acesso e o título com mais rodadas de antecedência. Os dois recordes eram pertencentes ao Corinthians de Mano Menezes, em 2008.
O Cruzeiro conseguiu subir para a Série A com sete rodadas para o fim da competição, o Timão detinha o recorde junto com o Palmeiras, com cinco seis.
Já para o título, o Alvinegro conquistou o troféu na 34° rodada, o time mineiro foi campeão faltando seis partidas.
Qual a importância de Matheus Bidu em todos esses feitos?
Pelo Cabuloso, Matheus Bidu atuou em 39 jogos na temporada, fazendo três gols e distribuindo três assistências. A polivalência do jovem jogador é um dos atributos que merecem destaque.
Como a equipe de Paulo Pezzolano possuía uma formação com três zagueiros, em grande parte da temporada, Matheus Bidu atuou a maior parte da temporada como ala-esquerdo, foram 22 partidas na posição.
Como lateral de origem, Bidu fez 16 jogos, O atleta também chegou a jogar como ponta esquerda, uma partida, como ala-direita, também em uma ocasião, e como volante, em duas oportunidades.
No Mineiro, Pezzolano disputou o torneio com uma formação com quatro na linha defensiva. Bidú não era titular absoluto com o argentino. O atleta atuou em seis das doze partidas no Estadual, marcando um gol.
Nos seis jogos que atuou, quatro foram como titular e dois como entrando no meio da partida.
Com o começo da Série B e a mudança para uma formação com alas, Matheus Bidu se tornou titular constante na equipe. Pela competição nacional, foram 28 partidas, com dois gols e duas assistências.
Matheus Bidu foi titular em 25 das 28 rodadas em que disputou na competição nacional. O jovem atuou em 20 ocasiões como ala-esquerdo, três como lateral-esquerdo e duas como volante.
De acordo com o SofaScores, Bidu teve, na Série B, 83% de acerto no passe, uma média de 1.3 cruzamentos precisos por jogo e uma taxa de bolas longas precisas de 55%.
Defensivamente, o jovem jogador teve 1.4 interceptações por jogo e 1.2 desarmes por partida. Além de uma média de apenas 0,6 dribles sofridos.
Veja mais:
Corinthians Feminino mantém 100% de aproveitamento em estreias de competições inéditas