La Liga apresenta proposta para administração da Liga Brasileira em reunião com clubes das Séries A e B

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

Taça do Brasileirão. Foto: Lucas Figueiredo/CBF.

Nesta terça-feira (15), dirigentes de clubes das Séries A e B do Brasileirão se reuniram com o presidente da La Liga (Campeonato Espanhol), Javier Tebas, que apresentou uma proposta de gestão e organização da possível futura Liga Brasileira. Representantes das empresas Alvarez & Marsal e XP Investimentos também estiveram presentes no evento. Na semana passada, os espanhóis assinaram um memorando e colocaram algo concreto na mesa. As informações são do “Globo Esporte”.

Javier Tebas explicou como é realizado o modelo de divisão das verbas de direitos de transmissão em países que adotam esse tipo de liga, como Espanha e Inglaterra, além de apresentar uma sugestão para a Liga Brasileira. Há de se destacar que a La Liga não investiria no projeto, apenas utilizaria a experiência na organização e operação.

O hispânico acredita que o ideal seria repartir as receitas do seguinte modo entre os clubes brasileiros: 50% de forma igualitária, 25% conforme o desempenho e 25% de acordo com a audiência, o que inclui torcedores nos estádios. Os direitos de transmissões internacionais também seriam distribuídos de maneira idêntica.

O Campeonato Espanhol concorre com outras duas empresas que, desde o ano passado, mostraram interesse na liga de clubes do Brasil. A Codajas Sports Kapital, associada ao Banco BTG, é uma delas. Ainda há o movimento liderado pela LiveMode e a 1190.

Recentemente, o presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, já se colocou favorável à ideia de criação de uma liga de clubes no Brasil. O dirigente alvinegro acredita que “esse é o futuro”, e disse que o Timão é uma das equipes que mais apoiam e incentivam o projeto.

“Eu acredito, acho que a gente está no caminho, ainda vai ter muita confusão nesse processo de liga, mas acho que o futuro é esse e tem que acontecer (…) Para que a liga exista e saia, todo mundo vai ter que ceder em algum ponto, principalmente quem tem a maior receita. O Corinthians, hoje, é um dos clubes que mais apoiam e incentivam a liga, disse o mandatário ao programa “Grande Círculo”, do SporTV.

Veja mais:

Entenda o motivo do Corinthians Feminino não atuar com frequência na Neo Química Arena

Corinthians vê crescimento em sua torcida e diminui vantagem do Flamengo, diz pesquisa

Fagner comemora marca expressiva pelo Corinthians e compara sensação com gol: “É muito gratificante”

Notícias do Corinthians

Rolar para cima