Um dos principais jornais da Argentina, o Clarín publicou, na manhã desta quinta-feira, uma matéria relembrando o Mundial de 2012, conquistado pelo Corinthians sobre o Chelsea, no Japão. No título do texto, o periódico apelidou o Timão de “super-herói” por ser o último clube sul-americano a derrotar um europeu na competição.
“Corinthians, o último super-herói contra os gigantes da Europa: da memória de Sócrates à contribuição de Tite. Foi a última equipe sul-americana a vencer o Mundial de Clubes da FIFA, em 2012. Dessa vez, o clube de Sócrates venceu o Chelsea”, destacou o Clarín, no título e no subtítulo do texto, redigido por Waldemar Iglesias.
O texto é iniciado com recordações do pentacampeonato brasileiro, que levou o Corinthians à Libertadores de 2012. O Clarín lembrou da morte do ídolo alvinegro Sócrates, em 4 de dezembro de 2011, no dia em que o Timão conquistou o campeonato nacional, em empate sem gols com o Palmeiras, no Pacaembu.
“Aconteceu assim. O dia que começou o melhor de sua jornada para a glória mundial foi um dos mais tristes de sua história. No mesmo domingo em que se sagrou campeão do Brasileirão 2011, seu povo chorou a despedida mais dolorosa, a do mais representativo de seus ídolos: Sócrates“, diz um trecho da publicação – clique AQUI para ler o texto completo.
Na sequência, o Clarín lamenta o fato de Sócrates não ter visto o bicampeonato mundial do Corinthians. O jornal também destaca a “atuação colossal” do goleiro Cássio na final contra o Chelsea, que elegeu o Gigante como melhor jogador da competição, e recorda o gol do título alvinegro, marcado pelo centroavante Paolo Guerrero.
“Curiosidade ou destino: aquele meio-campista magricela que emocionava com seu futebol e generosidade não conseguiu ver uma das façanhas de seu clube: no ano seguinte, em território japonês, o Timão conquistou o Mundial de Clubes da FIFA ao vencer a final para o Chelsea por 1 x 0 , com gol do peruano Paolo Guerrero e atuação colossal do goleiro Cássio“, complementa.
O periódico ainda destaca que, desde o título do Corinthians, apenas clubes europeus foram campeões do Mundial. No período, os brasileiros Atlético-MG, Grêmio, Flamengo e Palmeiras, duas vezes, participaram do torneio, mas não conseguiram voltar para o Brasil com o troféu. Em seguida, o Clarín comenta sobre o próximo formato da competição, que deve ser disputado na China com 24 clubes, provavelmente a partir de 2024.
“Desde então, as vitórias foram todas para os vencedores da Liga dos Campeões. Em ordem cronológica: Bayern de Munique, Real Madrid, Barcelona, tríplice do Real Madrid, Liverpool, Bayern de Munique e Chelsea, no ano passado. A partir de agora será chamado de Super Mundial de Clubes da FIFA, terá 24 times e será disputado (pelo menos em sua edição inaugural) na China. Ainda não há datas confirmadas”, escreveu o jornal.
Veja a publicação do jornal Clarín:
Veja mais:
Conmebol confirma detalhes do sorteio da Libertadores Feminina; Corinthians busca o tetra
Corinthians visita lanterna Pinda de olho em salto na tabela do Paulistão Feminino; saiba tudo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados