Corinthians e Cruzeiro estreiam no Brasileirão neste domingo, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, em um jogo que promete ser recheado de “lei do ex”. Isso porque o atual elenco alvinegro conta com três jogadores que já passaram pela Raposa, enquanto o plantel celeste tem cinco atletas que, um dia, defenderam o Timão.
Do lado corinthiano, os candidatos à “lei do ex” são o zagueiro Gil e os laterais-esquerdos Fábio Santos e Matheus Bidu. Já pelo lado cruzeirense, o lateral-direito Igor Formiga, os meio-campistas Richard, Ramiro e Mateus Vital e o atacante Rafael Bilu já passaram pelo Corinthians em algum momento da carreira. Todos foram relacionados por seus clubes para o duelo de logo mais.
Gil
Gil chegou ao Cruzeiro ainda garoto, com apenas 22 anos, em 2009, após se destacar pelo Atlético-GO na conquista da Série C do Brasileirão de 2008. O zagueiro rapidamente se tornou titular da Raposa e foi um dos principais nomes do vice-campeonato nacional em 2010, chamando a atenção de clubes europeus.
Depois de 102 jogos e quatro gols marcados pelo Cruzeiro, Gil foi negociado com o Valenciennes, da França, em agosto de 2011, por cerca de 3 milhões de euros. O jogador permaneceu no futebol francês até janeiro de 2013, quando chegou ao Corinthians. A primeira passagem no clube durou até dezembro de 2015, até o acerto com o Shandong Luneng, da China. Ele, porém, retornou ao Timão em 2019.
Somando as duas passagens, Gil acumula números bastante expressivos com a camisa alvinegra. Foram 395 jogos, 16 gols marcados e três títulos conquistados: um Paulista (2013), uma Recopa Sul-Americana (2013) e um Brasileirão (2015).
Fábio Santos
Assim como Gil, Fábio Santos defendeu o Cruzeiro ainda no início de sua vitoriosa carreira. Formado nas categorias de base do São Paulo, deixou o Tricolor em 2006 para ser emprestado ao Kashima Antlers, do Japão. Já na temporada seguinte, foi cedido para o Cruzeiro, onde sofreu com lesões e atuou pouco. Foram apenas 19 jogos com a camisa celeste, sem gols marcados.
Fábio ainda passou por Monaco, da França, Santos e Grêmio antes de acertar com o Corinthians, em 2011. O lateral-esquerdo rapidamente se tornou titular com o manto alvinegro e conquistou o Brasileirão logo em seu primeiro ano no clube. Na temporada seguinte, foi um dos principais nomes nos títulos históricos da Libertadores e do Mundial.
O experiente jogador deixou o Timão na metade de 2015 para atuar no Cruz Azul, do México, mas retornou em 2020 após uma passagem de quatro anos pelo Atlético-MG. Fábio Santos segue no Corinthians até os dias atuais e acumula marcas expressivas: 334 jogos, 28 gols e seis títulos (Brasileiros de 2011 e 2015, Libertadores de 2012, Mundial de 2012, Recopa Sul-Americana de 2013 e Paulistão de 2013).
Matheus Bidu
Um dos únicos três reforços contratados pelo Corinthians para 2023, Matheus Bidu chegou ao clube após ser um dos principais destaques do Cruzeiro no título da Série B de 2022. O lateral-esquerdo de apenas 23 anos, no entanto, ainda não se firmou com a camisa alvinegra e deve iniciar o duelo deste domingo no banco de reservas.
Pelo Cruzeiro, Bidu disputou 38 jogos e marcou dois gols. Já com a camisa do Corinthians, são apenas três partidas, sem nenhum gol marcado.
Igor Formiga
Formado nas categorias de base do Corinthians, Igor Formiga era apontado como um futuro substituto de Fagner, mas sequer chegou a atuar pelo clube como profissional – o jogador defendeu apenas o sub-20 e o sub-23. O lateral-direito teve sua passagem pelo Timão dificultada por uma grave lesão no joelho em 2021.
Formiga iniciou 2022 com contrato vigente com o Corinthians. Ele foi cedido à Ponte Preta para o Paulistão do ano passado e rescindiu seu vínculo com o Timão em abril, permanecendo em definitivo na Macaca. Em dezembro, acertou com o Cruzeiro para a Série A de 2023. Pela Raposa, são apenas sete jogos, sem gols marcados.
Richard
Richard chamou a atenção do Corinthians em 2018, após boas atuações pelo Fluminense. Reforço alvinegro para 2019, o volante não agradou no primeiro semestre daquele ano e foi emprestado ao Vasco. Para 2020, o treinador Tiago Nunes pediu seu retorno e o jogador teve novas oportunidades, mas seguiu sem deslanchar com a camisa alvinegra.
O atleta, então, somou novo emprestado em julho de 2020, agora para o Athletico-PR, onde permaneceu até dezembro de 2021. Ao final daquele ano, rescindiu seu contrato com o Corinthians para acertar em definitivo com o Ceará. O volante chegou ao Cruzeiro para 2023 e soma apenas dois jogos com a camisa celeste.
Ramiro
Assim como Richard, Ramiro chegou ao Corinthians para a temporada de 2019, após se destacar pelo Grêmio. Entre altos e baixos, o volante seguiu no Timão até a metade de 2021, quando foi emprestado ao Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, por um ano. Mas, ao final do contrato, o clube árabe decidiu não exercer a opção de compra do jogador, que retornou ao CT Joaquim Grava em julho de 2022.
Ramiro, então, passou a ser aproveitado pelo treinador Vítor Pereira enquanto cumpria seus últimos seis meses de contrato com o Corinthians. Sem encher os olhos da comissão técnica de Fernando Lázaro, substituto do português, da diretoria e da torcida, o volante deixou o clube ao término de seu vínculo, em dezembro, e acertou em definitivo com o Cruzeiro para 2023.
Pelo Corinthians, Ramiro fez 120 jogos, com seis gols marcados e o título do Paulistão de 2019. Já com a camisa do Cruzeiro, são 11 partidas, sem gols anotados.
Mateus Vital
Mateus Vital foi contratado pelo Corinthians para a temporada de 2018, após surgir como promessa das categorias de base do Vasco. Pelo Timão, o meio-campista viveu altos e baixos e teve seu melhor momento sob o comando de Vagner Mancini, no início de 2021. Mesmo assim, nunca foi unanimidade entre a torcida corinthiana.
O jogador, assim, foi emprestado ao Panathinaikos, da Grécia, na metade de 2021, com contrato válido por um ano. O clube grego, no entanto, decidiu não exercer a opção de compra ao término do acordo, e Mateus Vital retornou ao Corinthians junto com Ramiro para cumprir seus últimos seis meses de contrato.
Entre bons e maus momentos, Mateus Vital acumulou 207 jogos pelo Corinthians, com 14 gols marcados e os títulos dos Paulistas de 2018 e 2019, além dos vice-campeonatos na Copa do Brasil de 2018 e 2022. Já pelo Cruzeiro, onde chegou de graça após o término de seu contrato com o Timão, são sete partidas e dois gols anotados.
Rafael Bilu
Rafael Bilu tem trajetória parecida com a de Igor Formiga no Corinthians. Formado nas categorias de base do clube, o atacante até fez um jogo como profissional, em 2018, aos 19 anos, mas não vingou e passou a atuar pelo extinto pelo sub-23. Ele ainda acumulou empréstimos para CSA, América-MG, Mirassol e Juventude até rescindir seu contrato de forma amigável em 2022.
Bilu ainda defendeu o Criciúma na Série B de 2022 e chegou ao Cruzeiro para 2023, após se destacar com a camisa do Tigre na segunda divisão. Pela Raposa, são apenas sete jogos, com uma assistência.
Veja mais:
Corinthians tem vantagem no retrospecto diante do Cruzeiro, adversário deste domingo
Um terço dos torcedores brasileiros avaliam o Corinthians como melhor time de futebol feminino
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados