Na última quarta-feira, 11, a Liga Nacional de Futsal divulgou que o jogo entre Corinthians e Minas Tênis Clube, marcado para acontecer na noite desta sexta-feira, 13, no Ginásio Wlamir Marques, vai marcar a estreia do suporte de vídeo para a arbitragem na competição. O duelo será válido pela ida das oitavas de final da LNF.
Será a primeira vez na história que os árbitros da Liga Nacional de Futsal poderão contar com o suporte de vídeo a partir das oitavas de final. A ferramenta esteve disponível na edição de 2022, mas somente a partir da semifinal. Agora, estará à disposição da arbitragem em todos os jogos dos playoffs.
“A aceitação foi muito boa ano passado e esse ano passamos por alguns ajustes. Claro que 2022 foi o embrião. A LNF foi a primeira Liga a usar o Vídeo Suporte e foi muito bem proveitoso. O esporte veio a ganhar com a utilização dessa ferramenta”, declarou Sandro Stein Brechane, responsável pela arbitragem da Liga Nacional de Futsal.
“O uso do recurso eletrônico veio para diminuir os erros e não para acabar com eles. E principalmente para diminuir as injustiças relativas à arbitragem no esporte. Assim como o VAR no futebol, o Vídeo Suporte veio para salvar aquela bola que entrou e o árbitro não viu, aquela bola que bateu na mão e que nem o público viu. Acabar 100% com os erros é muito difícil porque passa pela interpretação humana e nós humanos somos falhos”, observa.
No início desta semana, Sandro Brechane e alguns colegas se reuniram com representantes de todos os 16 clubes que disputarão a fase eliminatória da LNF, com intuito de esclarecer eventuais dúvidas. No total, serão cinco circunstâncias em que o protocolo do suporte de vídeo poderá ser acionado pela arbitragem:
● Situações de gol/não gol;
● Incidentes de pênaltis;
● Cartões vermelhos diretos;
● Casos potenciais de equívoco de identidade;
● Verificação da 6ª falta e subsequentes.
Os dois técnicos poderão lançar mão de um desafio de vídeo por tempo de jogo. Se o pleito for positivo, ou seja, a decisão de quadra reformada após revisão do lance, o treinador tem preservado esse pedido. Em caso de insucesso, desperdiça a tentativa. Não há limite no número de desafios bem-sucedidos disponíveis para cada equipe.
Corinthians e Minas Tênis Clube entram em quadra às 19h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira. O segundo jogo está marcado para o dia 23 de outubro, uma segunda-feira, às 18h, na Arena UniBH. O Timão é o atual campeão da Liga Nacional de Futsal e busca o terceiro título em 2023.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Meia se destaca, mas Corinthians Sub-20 termina ano com centroavante na artilharia
Renato Augusto vai a campo, mas faz trabalho separado com Mazziotti em treino do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados