A CBF anunciou, na noite da última terça-feira, 24, a lista de jogadores convocados pelas categorias sub-20 e sub-23 da Seleção Brasileira de Futsal para a disputa de duas competições de base. O Corinthians, um dos principais clubes formadores da modalidade no Brasil, contou com cinco convocados: os goleiros Vandeson (sub-23) e Thalisson (sub-20) e os alas Gabriel Alves (sub-23), Thiaguinho (sub-20) e Ale Teixeira (sub-20).
Vanildo Neto é o técnico das duas categorias da Seleção Brasileira. Os dez convocados pela sub-23 vão, primeiro, disputar a final da CONMEBOL Liga Sudamericana de Futsal 2019, que teve a decisão adiada devido à pandemia de Covid-19 e, agora, quatro anos depois, terá o campeão conhecido. O Brasil define o título contra a Colômbia em 6 de novembro, às 20h30 (horário de Brasília), em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Depois, a categoria sub-23 da Seleção Brasileira vai disputar a CONMEBOL Liga Evolución de Futsal Zona Norte 2023. Pela competição sul-americana, o Brasil fará quatro jogos entre os dias 8 e 12 de novembro, contra Equador, Venezuela, Peru e Colômbia, sempre às 20h30. Os duelos também serão realizados no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu.
O calendário da categoria sub-20 será idêntico ao da sub-23, mas com jogos sempre às 18h30, em vez de 20h30. No dia 6, Thalisson, Thiaguinho e Ale Teixeira vão defender a camisa amarelinha na final da CONMEBOL Liga Sudamericana de Futsal 2019, novamente contra a Colômbia, no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti.
Já entre os dias 8 e 12 de novembro, a categoria sub-20 irá enfrentar os mesmos adversários da sub-23 na CONMEBOL Liga Evolución de Futsal Zona Norte 2023: Equador, Venezuela, Peru e Colômbia.
O atual técnico da Seleção Brasileira profissional de Futsal, Marquinhos Xavier, vai para a Liga Evolución como coordenador.
“A gente preferiu oportunizar os atletas mais novos pensando em um ciclo de Mundial depois de 2024. Como é uma competição de desenvolvimento, de formação para um trabalho de longo prazo, a gente gerou essa situação de convocação com esse critério”, declarou o técnico Vanildo Neto, responsável pelas convocações.
Dos convocados, o goleiro Vandeson e os alas Gabriel Alves e Thiaguinho já estão integrados ao elenco profissional do Corinthians Futsal, mas são considerados reservas e não somam tantos jogos na temporada. Já o goleiro Thalisson e o ala Ale Teixeira ainda pertencem ao time sub-20 do clube.
Veja a convocação da Seleção Brasileira de Futsal Sub-23:
Goleiro: Vandeson (Corinthians);
Fixos: Mendes (Santo André) e Deivão (Joaçaba);
Alas: Alves (Corinthians), Douglinhas (Uruguaianense), Joãozinho (São José), Moura (Pato) e João (Magnus);
Pivôs: Gilvan (Esporte Futuro) e Kaio (Umuarama).
Veja a convocação da Seleção Brasileira de Futsal Sub-20:
Goleiros: Pato (Joinville) e Thalisson (Corinthians);
Fixos: Quixeré (Toledo) e Lucas Farias (Umuarama);
Alas: Dudu (Pato), Thiaguinho (Corinthians), Ale Teixeira (Corinthians) e Pedrinho (Praia Clube);
Pivôs: Hugo (Praia Clube) e Rafão (Joaçaba).
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Jogador do Corinthians desmaia antes dos pênaltis em decisão no sub-17, mas passa bem
Cuiabá x Corinthians: escalação, arbitragem e onde assistir
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados