As jogadoras do Corinthians Feminino protagonizaram um protesto antes do início do jogo contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, na noite desta sexta-feira, 12, que terminou com vitória das Brabas por 3 x 1. A motivação foi o silenciamento das denúncias de assédio moral e sexual contra o técnico do Santos, Kleiton Lima, por parte da diretoria do clube da Baixada Santista.
Perfiladas para ouvir o hino nacional, as atletas do Timão fecharam suas bocas, olhos ou ouvidos com as mãos, simbolizando o silêncio com o qual a voz das mulheres é tratado em situações de vulnerabilidade. O gesto se repetiria minutos depois, quando Vic Albuquerque o repetiu na comemoração de seu gol, aos dois minutos de jogo.
O gesto das corinthianas não foi isolado. Na partida entre Palmeiras e Avaí, por exemplo, as jogadoras dos dois times promoveram um protesto conjunto, também antes da partida se iniciar. Além disso, o Cruzeiro Feminino publicou em suas redes sociais um vídeo, falando sobre a importância da voz da mulher ser ouvida quando há denúncias.
Os protestos fazem alusão às 19 cartas divulgadas por atletas santistas em 2023, denunciando situações de assédio moral e sexual envolvendo o então técnico da equipe, que acabou afastado. Sete meses depois, porém, Kleiton foi recontratado, com a justificativa de que as denúncias eram infundadas, ao mesmo tempo em que pelo menos nove autoras das cartas negaram qualquer contato do Santos para tratar do tema.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Romero brilha, chama atenção da imprensa paraguaia e é tratado como indispensável na seleção
Corinthians ‘está feliz’ com a Nike e tendência é continuidade da parceria, diz Augusto Melo
Mano Menezes comenta bastidores após entrada de Augusto Melo na presidência do Corinthians
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
O movimento das mulheres assumido pelas atletas do Corinthians e de outras equipes também através da força do futebol, é válido e pode ajudar a condição de vida humana no Brasil.