A atacante Yamila Rodríguez, do Palmeiras, causou polêmica na noite da última sexta-feira, 27, ao se referir ao Corinthians como “gambá”. A atitude da jogadora adversária acontece dias após a vitória das Brabas contra as Palestrinas na final da Libertadores Feminina, e às vésperas do reencontro dos clubes na semifinal do Paulistão Feminino.
Em publicação no Instagram Stories, Yamila compartilhou uma espécie de lembrete da semifinal do Paulistão Feminino. Mas, em vez de se referir ao Corinthians pelo nome do clube, utilizou “gambá”, apelido pejorativo usado por rivais. “Palmeiras x Gambá, sábado, 4 de novembro”, diz o post da jogadora argentina – veja abaixo.
O termo “gambá” é visto como pejorativo porque tenta marginalizar os torcedores do Corinthians. Esse apelido surgiu após a construção do CT Joaquim Grava na Marginal do Rio Tietê e, como o rio cheira mal, os rivais começaram a chamar a torcida alvinegra de “pobre e fedida”. Parte da Fiel também entende que a expressão é de uma ascendência racista.
Yamila Rodríguez chegou ao Palmeiras em 2023, após se destacar no Boca Juniors e na seleção da Argentina. Na final da Libertadores, há uma semana, a atacante argentina não foi titular no time alviverde, mas entrou no decorrer do jogo e, de dentro do campo, viu o Corinthians sair com o tetracampeonato continental.
Duas semanas após a decisão da Libertadores, Corinthians e Palmeiras se reencontram no próximo sábado, dia 4 de novembro, às 11h (de Brasília), no Estádio Jayme Cintra, pelo primeiro jogo da semifinal do Paulistão Feminino. A volta está marcada para o dia 12, domingo, no mesmo horário. As Brabas buscam o quarto título na temporada após serem campeãs da Supercopa do Brasil e do Brasileirão, além da competição continental.
Veja a publicação de Yamila:
Veja mais:
Augusto Melo x André Negão. Quer apostar no futuro do Corinthians? Faça sua previsão agora na FourBet e esteja por dentro das chances de quem será o próximo presidente! Clique AQUI para se cadastrar (proibido para menores de 18 anos).
Corinthians perde para o Palmeiras e larga em desvantagem na final do Paulistão Sub-15
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados