Relembre a trajetória do atacante em sua primeira passagem pelo Corinthians
Nesta semana, o nome de Jô foi veiculado novamente no Corinthians. O atacante pertence ao Nagoya Grampus, do Japão. O Timão, então, estaria em contato com o estafe do jogador, monitorando a situação no atual clube e esperando um desfecho positivo ainda em 2020.
Essa vontade de repatriar o atacante se dá muito em função da temporada de 2017, quando Jô foi artilheiro do Campeonato Brasileiro e marcou 25 gols durante o ano. Porém, caso a transferência se concretize, o jogador viria para sua terceira passagem pelo clube, já que tem uma grande trajetória no Timão há muito tempo. Você se lembra disso?
A estreia no time profissional
Nascido no dia 20 de março 1987, na cidade de São Paulo, Jô foi atleta das categorias de base do Corinthians. Desse modo, começou sua vida futebolística no ‘terrão’, como era conhecido os centros de treinamentos dos garotos corinthianos. Disputou torneios com a equipe sub-19 ainda em 2002.
Já em 2003, subiu para a equipe profissional, como joia do Timão. Em 19 de julho de 2003, o treinador Geninho promoveu a estreia oficial do atleta com a camisa do Corinthians. Contra o Guarani, o atacante entrou no lugar de Abuda. Na ocasião, com 16 anos, três meses e 26 dias, Jô se tornou o atleta mais jovem a jogar uma partida oficial pelo time. Tal recorde só seria batido em junho de 2019, quando Belezi entrou em um amistoso contra o Botafogo com 16 anos, um mês e 21 dias de vida.
Leia também:
#Decasa: a semana de quarentena dos jogadores do Corinthians
Camisa do Corinthians desenhada por designer bomba na internet
O primeiro gol com a camisa do Timão
O primeiro tento oficial de Jô pelo Corinthians veio pouco tempo após a estreia. No dia 24 de agosto de 2003, em partida válida pelo Brasileirão, no estádio do Pacaembu, o meia Robert cruzou para Jô anotar o seu gol. O Timão venceria o jogo contra o Internacional-RS por 3×1 e o atacante ficaria na história.
Venda para a Europa e despedidas
Jô permaneceu ainda as temporadas de 2004 e 2005 no Corinthians. Ao todo, foram 116 jogos e 18 gols. Sagrou-se campeão brasileiro. No nacional de 2005, mesmo com estrelas como Tevez e Nilmar no ataque, o jogador anotou mais de 20 partidas e quatro gols. Ao final daquela temporada, foi negociado com o CSKA, da Rússia, por cinco milhões de euros.
Desse modo, o seu último gol com a camisa do Corinthians na primeira passagem se deu contra o Botafogo, no dia 28 de agosto de 2005. Já a última partida foi também a despedida do Brasileirão daquele ano: a derrota por 3×2 para o Goiás, quando entrou no lugar de Nilmar.
Por: Gabriel Gonçalves / Central do Timão