A quinta-feira, 11/01, marca o primeiro dia da primeira janela de transferências do futebol brasileiro em 2024. A partir de agora, os clubes poderão registrar suas contratações para o início da temporada, incluindo, claro, o Corinthians, que já integrou quatro reforços ao elenco de Mano Menezes.
Portanto, os contratos dos laterais-esquerdos Hugo e Diego Palacios, do volante Raniele e do meio-campista Rodrigo Garro devem ser publicados em breve no BID, o Boletim Informativo Diário da CBF. O registro é algo obrigatório para os jogadores estarem à disposição de Mano Menezes no Paulistão.
Os clubes brasileiros poderão registrar novos atletas durante as próximas oito semanas, ou seja, até o dia 7 de março. A CBF abrirá uma segunda janela de transferências em 2024 para o segundo semestre, entre os dias 10 de julho e 2 de setembro. O período é o mesmo, de oito semanas.
A CBF ainda permite que jogadores que atuaram em competições estaduais acertem com clubes das Séries A e B até o dia 19 de abril, garantindo a participação dos atletas no restante da temporada nacional sem prejuízo nos campeonatos regionais.
A janela de transferências está em curso no Brasil desde 2022, atendendo a uma ordem da FIFA. Os períodos para registros de atletas abrangem transferências nacionais e internacionais para clubes das duas principais divisões do futebol nacional. Futsal e futebol feminino não se incluem.
Vale lembrar que jogadores que encerraram contratos com outros clubes dentro da janela, mas não assinaram com outra equipe até o fechamento do período, podem ser registrados após o prazo estipulado pela CBF. A FIFA ainda admite outras situações do tipo, como atletas que rescindiram através da Lei Pelé e situações incluídas em exceções determinadas no Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores.
Em tempo: além de Hugo, Palacios, Raniele e Garro, o Corinthians fará outros registros de novos jogadores nesta janela de transferências. Os zagueiros Félix Torres e Gustavo Henrique têm situações acertadas com o clube, que ainda busca reforços para o setor ofensivo após encaminhar a reformulação da defesa.
Veja mais:
Corinthians reformula defesa com seis novidades e muda foco em reforços para setor ofensivo
Moscardo deve ser comprado pelo PSG, mas permanecer no Corinthians até junho de 2024
Gol de reforço do Corinthians é eleito o mais bonito da Copa da Liga Argentina de 2023
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados