Na noite desta terça-feira, 3, o Corinthians enfrentou o Bahia na Neo Química Arena pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, em uma “final antecipada” por uma vaga na próxima Copa Libertadores. Em partida praticamente perfeita, o Timão dominou o Bahia durante quase todo o jogo, vencendo por 3 x 0, gols de Yuri Alberto e Memphis (dois).
No primeiro tempo, o Corinthians fez boa exibição, procurando encontrar os pontos fracos do Bahia e controlando o jogo durante a maioria do tempo. Mesmo criando poucas chances de gol, o ataque foi efetivo, com Memphis e Yuri Alberto marcando e fazendo o Timão ir ao intervalo com vitória parcial de 2 x 0.
Na segunda etapa, o Timão continuou com o controle do jogo, criando chances desde o primeiro minuto. Após criar algumas chances, ampliou o placar em cobrança de falta perfeita de Memphis. O Timão ainda teve oportunidades para marcar o quarto gol, mas o placar final acabou sendo 3 x 0 em Itaquera.
E como fica?
Com o resultado desta terça-feira, o Corinthians chegou aos 53 pontos e superou o próprio Bahia na classificação, assumindo o sétimo lugar na tabela do Brasileirão. Com isso, precisa de apenas um empate na última rodada para garantir a vaga não só na próxima Libertadores como na próxima Copa do Brasil.
Próximo compromisso
Após a partida diante do Bahia, o Corinthians voltará a entrar em campo no próximo domingo, 8, às 16h, contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.
Escalação do Corinthians
O técnico Ramón Díaz teve seis desfalques para o jogo de logo mais. São eles: Diego Palacios, Maycon e Ruan Oliveira, em recuperação de procedimentos cirúrgicos no joelho; Félix Torres, que se recupera de uma lesão muscular grau 2 na coxa direita; Ryan (em transição – se recuperando de uma fratura no pé); e Héctor Hernández (em transição – lesão ligamentar no joelho).
Com isso, o Timão foi a campo com a seguinte escalação: Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu; Raniele, André Carrillo, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Yuri Alberto e Memphis Depay.
O banco de reservas contou com: Matheus Donelli, Cacá, Fagner, Charles, Igor Coronado, Alex Santana, Romero, Pedro Henrique, Talles Magno, Hugo, Martínez e Pedro Raul.
Escalação do Bahia
O time da casa veio a campo com os seguintes titulares: Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu, Luciano Juba, Acevedo, Caio Alexandre, Everton Ribeiro, Cauly, Thaciano e Luciano Rodríguez.
Arbitragem
A arbitragem será comandada por Bruno Arleu de Araújo (RJ), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Maira Mastella Moreira (RS). Já o VAR fica por conta de Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).
Primeiro tempo
O jogo começou estudado em Itaquera, com Corinthians e Bahia procurando opções para o ataque, mas sendo neutralizadas pelas defesas adversárias. Apenas aos sete minutos o Timão conseguiu sua primeira saída, quando Garro recebeu pela direita e buscou os atacantes na área, mas o cruzamento foi direto para as mãos de Marcos Felipe.
No minutos seguinte, o Alvinegro chegou novamente à frente, dessa vez pela esquerda. Em jogada envolvendo Matheus Bidu e Breno Bidon, o jovem volante acionou Yuri Alberto, que já dentro da área chutou cruzado, rasteiro, à esquerda do gol do Bahia.
Aos nove, nova tentativa alvinegra, quando Garro acertou lindo lançamento da intermediária direto para os pés de Memphis, na grande área. No entanto, o neerlandês foi fechado por dois marcadores do Bahia e não conseguiu finalizar.
Primeiro gol do Corinthians: aos 12, a pressão alvinegra fez efeito. Carrillo aproveitou hesitação do Bahia e Carrillo recuperou a bola, passando para Yuri Alberto. O camisa 9 dominou, girou e encontrou Memphis livre, que entrou na grande área e chutou forte. A bola desviou no marcados e encobriu o goleiro, entrando na meta. Corinthians 1 x 0!
O Timão continuou no ataque: aos 14 minutos, Matheus Bidu avançou pela esquerda e cruzou na área para Yuri Alberto, que desviou de cabeça para Memphis. O camisa 94 chutou de primeira, forte, muito próximo ao gol de Marcos Felipe.
Dois minutos depois, um susto. Em rápida saída de bola, Lucho Rodríguez foi lançado pela esquerda, avançou, infiltrou na área corinthiana e marcou, com chute cruzado. No entanto, o uruguaio estava impedido, e após verificação, foi anulado.
Mesmo com o gol invalidado, o Bahia se empolgou e se postou mais ao ataque, tentando pela direita aos 19. Mas o cruzamento de Arias em direção aos colegas na pequena área acabou interceptado por Hugo Souza, que defendeu sem perigo.
Mas rapidamente o Corinthians corrigiu a postura e voltou a pressionar o adversário no campo ofensivo, reassumindo o controle da posse de bola e tentando criar novas chances. Aos 20, Yuri Alberto recebeu de Bidon e tentou cruzamento, interceptado por Kanu. No lance seguinte, foi Garro quem buscou Yuri pelo alto, mas o goleiro do Bahia socou a bola e impediu o atacante de alcançar a bola.
O Bahia voltou a atacar com 28 minutos, após longa paralisação na partida por causa da lesão do goleiro Marcos Felipe, que foi substituído. Em jogada envolvendo Caio Alexandre e Cauly, a bola sobrou para Arias pela direita, próximo à linha de fundo – mas o chute saiu forte, cima do gol alvinegro.
O Time do Povo respondeu na jogada seguinte: Yuri Alberto recebeu passe do meio, cruzando em direção à área. No entanto, a defesa do Bahia interceptou e, na sequência, Kanu impediu que Matheuzinho chegasse no rebote, desviando para escanteio. Garro cobrou para Memphis, que desviou para fora.
As equipes continuaram no mesmo ritmo nos minutos seguintes. Se aos 32 o Corinthians construiu boa jogada com Memphis e Yuri Alberto, que Garro não finalizou após ser travado pela marcação, no minuto seguinte foi Lucho Rodríguez que desperdiçou uma chance para o Bahia, após receber na entrada da área e chutar por cima do gol.
A partir dos 36, porém, o Corinthians diminuiu um pouco a intensidade, permitindo ao Bahia ficar mais com a bola e pressionar o Timão, mas teve dificuldades de criar chances mais agudas de gol. Somente aos 44 minutos o Alvinegro voltou a criar, e criou grande oportunidade em cruzamento de Carrillo que Garro desviou mal para o gol, com a bola saindo à esquerda, muito perto do gol.
Segundo gol do Corinthians: aos 49, o Timão ampliou o placar! Em contra-ataque fatal, Memphis recuperou a bola na intermediária, avançando ao ataque e encontrando André Carrillo, que rapidamente acionou Yuri Alberto próximo à grande área. O camisa 9 dominou e tocou por cima de Adriel, marcando seu 30º gol em 2024!
Pouco depois, aos 51, o árbitro encerrou a primeira etapa, com o placar parcial em 2 x 0 para o Corinthians.
Segundo tempo
O Corinthians voltou do intervalo sem alterações. E logo no primeiro lance do segundo tempo, criou boa chance: Memphis tabelou com Matheus Bidu dentro da área do Bahia e o lateral-esquerdo buscou a finalização, sendo travado por Kanu, que desviou a bola.
O Timão seguiu no ataque, e aos dois minutos voltou a pressionar o Bahia, em rápida saída de bola com Raniele pela direita. O volante avançou alguns metros e buscou Memphis na área com longo cruzamento, que acabou interceptado pela defesa.
Nova chegada aos quatro: o Corinthians trabalhou a bola no meio, que passou por atletas como Garro e Memphis até chegar a Carrillo. O peruano levantou a cabeça e fez belíssimo lançamento para Bidon, que pisava na área e tentou a finalização, mas a bola acabou indo para fora, próximo ao ângulo direito de Adriel.
Dois minutos, o Timão quase marca o terceiro! Mesmo bem marcado. Garro conseguiu bom passe para Yuri Alberto no meio-campo. O camisa 9 avançou e viu Memphis próximo à área, que acabou desarmado por Kanu – mas a bola sobrou, limpa, para Matheus Bidu, que chutou colocado, para ótima defesa de Adriel. No escanteio, a defesa do Bahia tirou da área.
O Bahia tentou responder na sequência, chegando ao ataque pela primeira vez no segundo tempo. Após escanteio cobrado por Cauly, a bola atravessou a área, que sobrou para Caio Alexandre, mas a finalização do volante saiu por cima do gol de Hugo Souza.
Aos 14, André Carillo avançou pela direita e cruzou na área, em direção a Yuri Alberto. Mas antes que o atacante chegasse na bola, Gabriel Xavier fez o corte, em direção ao próprio gol. A bola quase entrou, batendo no travessão e e saindo.
Terceiro gol do Corinthians: no escanteio, Garro cobrou curto em direção a Memphis, que foi derrubado muito perto da pequena área. Na cobrança, o camisa 94 cobrou direto, com muita força, vencendo Adriel e marcando um golaço para ampliar o placar para o Timão!
Poucos depois, uma confusão paralisou o jogo por alguns minutos, após Matheus Bidu sofrer falta dura pela lateral e gerar reação dos jogadores corinthianos. Após os ânimos se acalmarem, Gustavo Henrique foi amarelado, além de dois atletas do Bahia.
Após o terceiro gol alvinegro, o jogo passou por um momento sem grandes chances para ambos os lados. O Bahia tentava atacar, mas era neutralizado pela defesa do Corinthians, que procurava ganhar tempo com trocas de passes, visando controlar o meio.
Mas ao 29, o Corinthians voltou ao ataque, criando grande chance: Memphis avançou em velocidade pela ponta esquerda, cortando para dentro e batendo cruzado, para ótima defesa de Adriel.
Na sequência, Ramón Díaz promoveu as primeiras mudanças no Corinthians. Saíram Yuri Alberto, Carrillo e Breno Bidon, para as entradas de Romero, Alex Santana e Igor Coronado.
Aos 32, o Bahia voltou a atacar após algum tempo. Lucho González recebeu a bola no ataque e, fora da área, tentou surpreender Hugo Souza, que fez a defesa.
O Corinthians voltou a acelerar o jogo após as alterações, com Romero criando duas chances aos 33 e 35. Já aos 37, foi a vez de Depay arriscar após cruzamento de Matheuzinho, mas teve o hat-trick evitado pela marcação.
Aos 40 minutos, o Bahia novamente tentou diminuir da entrada da área, dessa vez com Cauly arriscando chute forte. A bola foi desviada no caminho, e acabou ficando fácil para Hugo Souza defender.
No minuto seguinte, saíram Garro e Raniele para as entradas de Talles Magno e Martínez. Foram as últimas alterações do Corinthians no jogo.
Aos 44 o Corinthians quase marcou o quarto gol, com Igor Coronado que bateu colocado no gol de Adriel. O arqueiro se esforçou e conseguiu impedir o gol. Três minutos depois, o Bahia respondeu, com Ademir, que avançou pela esquerda e cruzou para Everaldo, com a marcação desviando. No rebote, Acevedo tentou diminuir o placar, mas Hugo Souza defendeu com facilidade.
Sem mais chances criadas, o árbitro encerrou a partida aos 49, com o placar final ficando em 3 x 0 para o Corinthians em Itaquera!
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO e realizar seu cadastro! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910. Aposte com responsabilidade | Site +18.
Campeão mundial com o Corinthians faz doação para campanha de quitação da Neo Química Arena
Após dois anos, Sinésio dá adeus ao futsal do Corinthians
Matheuzinho comenta sobre a conexão da torcida com o atual elenco do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados