- Por Maria Beatriz de Teves / Redação da Central do Timão
Hoje (25), às 21h30 (Brasília), Internacional e Corinthians se enfrentam pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2020, no Estádio Beira-Rio. Em clima de jogo, cabe lembrarmos quem dos elencos atuais chegaram a atuar pelas duas equipes.
Corinthians
No atual plantel corinthiano, apenas o centroavante Jô já vestiu a camisa das duas equipes.
Revelado pelas categorias de base do Parque São Jorge, aos 16 anos de idade, Jô após passar por clubes, como CSKA Moscou, Everton, Galatasaray e Manchester City, se transferiu para o Internacional, em 2011. Dez meses depois, por questão de indisciplina, a diretoria colorada não o poupou e o dispensou da equipe.
Pela equipe gaúcha, Jô sagrou-se campeão da Recopa Sul-Americana (11), Campeonato Gaúcho (12) e Taça Farroupilha (12). Além do mais, o centroavante balançou as redes em seis oportunidades com a camisa do Internacional.
Internacional
Já no elenco do Internacional, sete atletas já defenderam as duas equipes. São eles: Danilo Fernandes, Zé Gabriel, Moisés, Uendel, Rodinei, Edenílson e Guerrero.
Também revelado pelas categorias de base do Corinthians, Danilo Fernandes foi promovido ao elenco profissional da equipe Alvinegra em 2009, mas foi apenas dois anos depois que disputou a sua primeira partida. Sem espaço na equipe, em 2015, foi negociado com o Sport. Um ano depois, o goleiro foi anunciado como reforço do Internacional para substituir Alisson, da Seleção Brasileira.
De lá pra cá, o profissional disputou 113 partidas com a camisa do Internacional. Além do mais, sagrou-se campeão da Recopa-Gaúcha (17). Hoje, Danilo é o reserva imediato de Marcelo Lomba.
Assim como Jô e Danilo Fernandes, o meio-campista Zé Gabriel também foi revelado pelo Corinthians. Pelas categorias de base, o atleta atuou no Parque São Jorge entre os anos de 2013 e 2018. Em 2018, Zé se transferiu para o Internacional.
Pela equipe gaúcha, o jogador atuou na categoria Sub-20 e Sub-23, até o ano retrasado. Em 2020, foi promovido aos profissionais. De lá pra cá, entrou em campo em 36 oportunidades, mas ainda não balançou as redes adversárias.
Moisés Roberto Barbosa, revelado pelo Comercia, de Ribeirão Preto, chegou ao Corinthians em maio de 2015. Logo no início, foi emprestado ao Bragantino. Um ano depois, retornou ao Parque São Jorge, mas foi cedido no restante da temporada. Em 2017, voltou novamente e foi quando conquistou o título do Campeonato Paulista.
Após passar por mais um empréstimo, desta vez ao Botafogo, Moisés foi contratado pelo Bahia, em 2019, mas foi apenas em 2020 que foi defender as cores do Colorado. O lateral-esquerdo foi envolvido em uma troca com Zeca ao clube de Salvador. Desde então, o profissional disputou 40 partidas e marcou um gol.
Uendel chegou ao Corinthians em 2014, lateral-esquerdo era jogador do Grêmio porém estava emprestado a Ponte Preta. O catarinense foi contratado para ser o reserva imediato de Fábio Santos. Com a confirmação da saída de Fábio, o lateral começou a ganhar seu espaço. Uendel foi titular do hexacampeonato do Brasileirão e da triste eliminação para o Guarani, na Libertadores.
Em 2016 foi o ano que o lateral mais apareceu. Mas um ano depois, em 2017, decidiu ir ao Internacional para a disputa do Brasileirão Série B. Na atual temporada, Uendel participou de 26 jogos com a camisa do Colorado.
Rodinei Marcelo Costas de Almeida, mais conhecido como Rodinei, começou a sua carreira com passagens pelo Videira e Porto União. Foi apenas em 2012 que chegou ao Corinthians, onde atuou em apenas uma partida, entrando nos minutos finais de um jogo contra o Cruzeiro.
Após passar por muitas equipes, em 2019, Rodinei foi anunciado por empréstimo ao Internacional. De lá pra cá, disputou 33 jogos e marcou um único gol.
Edenílson deixou o Caixas para vir ao Timão em 2011, logo após o término do Paulistão. O atleta foi peça fundamental na conquista do pentacampeonato Brasileirão, sendo o reserva mais que imediato de Paulinho. Já no ano de 2012, Edenílson começou a figurar como lateral-direito por lesão de Alessndro. O volante terminou a temporada com 45 jogos, tendo sido de grande importância na Libertadores e no Mundial.
O gaúcho foi titular na conquista da Recopa Sul-Americana de 2013, onde o Timão superou o rival São Paulo. Vale lembrar que Edenílson também fez parte do elenco campeão do Paulistão. Começando o 2014 em alta, o profissional acertou a sua saída para o Udinese, da Itália, por R$ 11 milhões. Três anos depois, em 2017, o profissional foi anunciado pelo Internacional, onde vem sendo um dos principais destaques da equipe.
Peruano, vindo do Hamburgo (ALE), Paolo Guerrero chegou ao Corinthians em julho de 2012 para suprir a saída de Liedson. No primeiro ano realizou apenas 17 partidas mas marcou 8 gols. Dois desses tentos são importantíssimos para a historia do Timão. Um deles na semifinal do Mundial, o que deu ao Alvinegro a classificação para a decisão do torneio. O outro foi marcado justamente na final da competição.
Nos anos seguintes no Parque São Jorge, Guerrero continuou sendo destaque da equipe. Mas em 2015, o Flamengo anunciou a contratação do atacante. No Internacional, o profissional foi anunciado em 2019. De lá pra cá, disputou 56 jogos, marcou 30 gols e concedeu duas assistências.