Maior campeão da Copa São Paulo masculina, o Corinthians estreia, na tarde desta segunda-feira, 04/12, na primeira edição feminina da competição sub-20. As comandadas de Thaissan Passos encaram o Fortaleza, às 15h (horário de Brasília), na Arena Ibrachina. Para você, torcedor, saber tudo sobre a participação das Brabinhas na Copinha, a Central do Timão preparou um guia com todas as informações do torneio.
Grupos e participantes
A primeira edição da Copa São Paulo Feminina conta com apenas 16 participantes, divididos em quatro grupos de quatro clubes. O Corinthians está no Grupo D, ao lado de Botafogo, Atlético-MG e Fortaleza. Santos, Flamengo, Grêmio e Botafogo-PB formam o Grupo A; Ferroviária, Internacional, Minas Brasília e Vitória estão no B; e São Paulo, Fluminense, Real Brasília e América-MG compõem o C.
Sedes
Os jogos do Grupo A serão realizados no Estádio do Canindé (Portuguesa), os do Grupo B serão disputados no Estádio Comendador Souza (Nacional), os do Grupo C estão marcados para o Estádio da Rua Javari (Juventus) e os do Grupo D, do Corinthians, na Arena Ibrachina.
Formato de disputa
Os clubes vão se enfrentar dentro de seus grupos, todos contra todos, em turno único. Portanto, cada equipe fará três jogos na primeira fase. Somente o líder de cada chave avança para a semifinal.
Em caso de empate nos pontos, a FPF definiu os seguintes critérios de desempate, em ordem: mais vitórias, maior saldo de gols, mais gols marcados, menos cartões vermelhos, menos cartões amarelos, confronto direto (em caso de empate entre dois clubes) e, por último, sorteio público na sede da FPF.
A semifinal será disputada em jogo único. O primeiro colocado do Grupo B será o adversário do classificado do Grupo D, enquanto o melhor do Grupo A vai encarar o líder do Grupo C. Portanto, em caso de classificação, o Corinthians terá Ferroviária, Internacional, Minas Brasília ou Vitória pela frente.
Em caso de empate no tempo normal da semifinal, o jogo irá para os pênaltis. O classificado estará na final. A definição do campeão também será realizada em partida única.
Datas
A primeira edição da Copinha Feminina será disputada entre os dias 4 e 17 de dezembro. A primeira fase será disputada entre os dias 4 e 11, enquanto a semifinal está marcada para os dias 13 e 14. Por sua vez, a final será realizada no dia 17, um domingo.
Jogos do Corinthians
1ª rodada: Corinthians x Fortaleza – segunda-feira, 04/12, às 15h, na Arena Ibrachina;
2ª rodada: Corinthians x Atlético-MG – quinta-feira, 07/12, às 15h, na Arena Ibrachina;
3ª rodada: Corinthians x Botafogo – domingo, 10/12, às 15h, na Arena Ibrachina.
Inscritas do Corinthians
A FPF liberou a inscrição de até 30 atletas, nascidas entre os anos de 2003 e 2008. Porém, será permitido utilizar apenas cinco jogadoras nascidas nos anos de 2007 e 2008 por jogo. Também era possível inscrever até cinco garotas estrangeiras, algo não realizado pelo Corinthians.
O clube inscreveu 30 nomes, número máximo permitido pelo regulamento. A novidade fica por conta da lateral-direita Ester Marcelino, que foi contratada do Ceará em novembro e ainda não estreou com a camisa do Corinthians. A técnica Thaissan Passos terá as seguintes jogadoras à disposição na competição:
Goleiras: Rillary, Sophia Trindade, Gabi e Betina;
Laterais: Gabi Medeiros, Rafa Rocha, Ester Marcelino e Lívia;
Zagueiras: Amanda Vital, Duda Mineira, Bell, Sophia e Laisa;
Meio-campistas: Nega, Gaby Tomé, Manu Olivan, Julia Brito, Nicole Marussi, Sabrina Souza, Sabrina Amorim, Helô Camargo, Cabral e Ray.
Atacantes: Isa, Carioca, Jhonson, Rafa Rodrigues, Stefanie e Miracatu.
Transmissão
Os jogos da edição inaugural da Copinha Feminina terão transmissão no YouTube do Paulistão.
Veja mais:
Romero atinge Brasileirão mais artilheiro pelo Corinthians após gol contra Internacional
Gabriel parabeniza Fábio Santos por carreira e lembra de resenhas com lateral no Corinthians
Mano Menezes cita necessidade de elenco mais equilibrado em 2024
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados