O volante Ralf, ex-Corinthians, completa 37 anos neste 9 de junho. Nascido na cidade de São Paulo, em 1984, Ralf de Souza Teles, após pequena passagem pelo rival tricolor da capital paulista, se tornou profissional no Maranhão, atuando pelo Imperatriz.
Em 2009, fez um bom Campeonato Brasileiro pelo Grêmio Prudente, à época chamado de ‘Grêmio Barueri’. As atuações o levaram a ser contratado pelo Corinthians, já na temporada seguinte. De personalidade tranquila e tímida, mas muito brigador dentro de campo, aos poucos, Ralf começou a chamar a atenção da Fiel torcida.
Já no Brasileiro de 2010, figurava entre os titulares, algo que se consolidou em 2011, com a conquista do nacional daquela temporada. Em 2012, a consagração. O volante foi peça fundamental do time vencedor da Libertadores e do Mundial. Impondo muita qualidade na marcação, Ralf dava a segurança defensiva que Tite precisava, ajudando a liberar as decidas de Paulinho ao ataque.
Nas temporadas seguintes, continuou como um jogador importante do time. Chegou a perder a posição de titular no Brasileirão de 2015, para Bruno Henrique. Porém, participou ativamente da trajetória campeã no torneio, recuperando a vaga nos 11 iniciais. No final daquela temporada, acertaria sua ida à China.
Assim, de 2016 a 2018, o jogador atuou pelo Beijing Guoan, do futebol chinês. Em fevereiro de 2018, foi apresentado novamente no Corinthians. Fez parte da equipe campeã dos paulistas daquele ano e de 2019. No início de 2020, teve seu contrato rescindido com o Timão.
Ao todo, somando-se as duas passagens, foram 437 jogos com a camisa alvinegra, marcando dez gols e conquistando oito títulos. Além disso, mesmo sendo um jogador de forte marcação, Ralf se notabiliza por nunca ter sido expulso em todo o período pelo Corinthians. Foi dispensado do Timão pelo então técnico Tiago Nunes, no começo de 2020, o que causou grande comoção na Fiel torcida.
Atualmente, Ralf está sem clube, após o término do seu contrato com o Avaí, de Santa Catarina.
Leia também:
Atlético Goianiense x Corinthians: onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem
Voltando como titular, Cantillo se torna o maior passador do Corinthians
Saiba onde assistir ao jogo entre Atlético-GO e Corinthians pela Copa do Brasil
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados