- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Nascido em Santos, em 1930, Gylmar dos Santos Neves, um dos maiores goleiros do futebol mundial, conhecido popularmente como Gilmar, completaria 91 anos de vida neste domingo (22).
O arqueiro chegou ao Parque São Jorge vindo do Jabaquara, se tornou ídolo no Corinthians durante toda uma década, defendendo o gol alvinegro de 1951 a 1961. Pelo Timão ergueu cinco taças: Campeonato Paulista (1951, 1952 e 1954) e duas vezes o Torneio Rio-São Paulo (1953 e 1954).
Gylmar é lembrado até hoje pela Fiel pelas históricas defesas no Derby contra o Palmeiras, em empate por 1 x 1 que garantiu o título do IV Centenário para o clube do Parque São Jorge. Ágil, o goleiro era conhecido por sua elasticidade e pela segurança que passava para seus companheiros.
O histórico goleiro foi campeão do mundo duas vezes, sendo que na Copa do Mundo de 1958 era jogador do Corinthians e é tido, por muitos, até os dias de hoje, como o maior goleiro da história do futebol brasileiro.
O “goleiro maior”, como foi apelidado, fez mais de 800 jogos na carreira, sendo 395 com o manto Alvinegro e defendeu o Jabaquara, Corinthians, Santos e a Seleção Brasileira.
Leia mais:
Adversário direto do Corinthians por vaga no G6, Athletico vem de três derrotas no Brasileirão
Tamires foi escolhida a craque da rodada do Paulista Feminino
Cássio projeta duelo contra Athletico: “estamos muito confiantes”