O futebol brasileiro amanheceu em luto nesta segunda-feira, 17. Um dos grandes ídolos da história do Corinthians e de clubes como Cruzeiro e Atlético-MG, o ex-meia Palhinha faleceu nesta manhã, aos 73 anos, em Belo Horizonte, Minas Gerais. De acordo com a Rádio Itatiaia, o ex-jogador estava internado em um hospital na capital mineira por conta de uma infecção.
“O Sport Club Corinthians Paulista recebeu com muito pesar a notícia do falecimento do ídolo do Timão, Palhinha. Autor do gol na primeira final do histórico título Paulista de 1977 e tendo vestido o manto em 148 jogos, o craque do Time do Povo também foi treinador da equipe em 1989. Desejamos nossos mais sincero sentimentos aos amigos, fãs e familiares“, lamentou o Corinthians nas redes sociais – veja abaixo.
Vanderlei Eustáquio da Silva, o Palhinha, chegou ao Corinthians em 1977 após se tornar um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro, onde conquistou a Libertadores de 1976, disputou 434 jogos e marcou 145 gols. O ex-meia foi contratado pelo Timão por 1 milhão de dólares, sendo a maior transferência do futebol brasileiro na época.
Ele foi recebido em São Paulo por um desfile em carro aberto, com mais de 60 mil pessoas no estádio do Morumbi. A estreia de Palhinha pelo Corinthians aconteceu em uma derrota por 3 x 0 para o Guarani.
O ex-jogador rapidamente caiu nas graças da torcida alvinegra e, logo em sua primeira temporada, ajudou o Corinthians a encerrar uma seca de 23 anos sem títulos. Palhinha marcou o gol que deu a vitória por 1 x 0 ao clube no primeiro jogo da final do Paulistão de 1977, contra a Ponte Preta, resultado essencial para o troféu que foi confirmado no terceiro duelo da decisão, com gol de Basílio.
O ídolo alvinegro ainda conquistou o Paulistão de 1979 pelo Corinthians, agora formando dupla memorável com Sócrates. Foram, ao todo, 148 jogos disputados e 44 gols marcados pelo ex-meia com a camisa alvinegra. Palhinha deixou o clube em 1980, quando acertou com o Atlético-MG. Ele ainda defendeu times como Santos, Vasco e América-MG no Brasil.
Palhinha ainda voltou ao Corinthians em 1989, mas agora como técnico. À beira do campo, o ex-meia dirigiu a equipe no Paulistão e nas primeiras rodadas do Brasileirão daquele ano, com 24 jogos, 12 vitórias, três empates e nove derrotas.
Veja a publicação do Corinthians:
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Mesmo sem jogar, Corinthians não perde posição no Brasileirão após jogos do final de semana
Róger Guedes acumula estatísticas expressivas em 2023; veja números
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados