Da camisa 5 à 15, Ralf completa 36 anos de idade; relembre a trajetória do jogador
No dia 9 de junho de 1984, nasceu na cidade de São Paulo, Ralf de Souza Teles. Porém, após pequena passagem pelo rival tricolor da capital paulista, o jovem Ralf foi se tornar profissional no Maranhão, atuando pelo Imperatriz.
Em 2009, fez um bom Campeonato Brasileiro pelo Grêmio Prudente, à época chamado de ‘Grêmio Barueri’. As atuações o levaram a ser contratado pelo Corinthians, já na temporada seguinte. De personalidade tranquila e tímida, mas muito brigadora dentro de campo, aos poucos, Ralf começou a chamar a atenção da torcida corinthiana.
Já no Brasileiro de 2010, Ralf figurava entre os titulares, algo que se consolidou em 2011, com a conquista do nacional daquela temporada. Em 2012, a consagração. O volante foi peça fundamental do time vencedor da Libertadores e do Mundial. Impondo muita qualidade na marcação, Ralf dava a segurança defensiva que Tite precisava, ajudando a liberar as decidas de Paulinho ao ataque.
Nas temporadas seguintes, continuou como um jogador importante do time. Chegou a perder a posição de titular no Brasileirão de 2015, para Bruno Henrique. Porém, participou ativamente da trajetória campeã no torneio, recuperando a vaga nos 11 iniciais. No final daquela temporada, acertaria sua ida à China.
Leia mais: Clubes da Série A do Brasileirão têm linha de crédito de cem milhões com a CBF
Assim, de 2016 a 2018, o jogador atuou pelo Beijing Guoan, do futebol chinês. Em fevereiro de 2018, foi apresentado novamente no Corinthians. Fez parte da equipe campeã dos paulistas daquele ano e de 2019. No início de 2020, teve seu contrato rescindido com o Timão.
Ao todo, somando-se as duas passagens, foram 437 jogos com a camisa alvinegra, marcando dez gols e conquistando oito títulos. Além disso, mesmo sendo um jogador de forte marcação, Ralf se notabiliza por nunca ter sido expulso em todo o período pelo Corinthians. Atualmente, o volante pertence ao Avaí, de Santa Catarina.
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados