O histórico de um de seus principais jogadores no Morumbi pode se tornar um trunfo importante para o Corinthians quebrar um tabu de quase seis anos no palco do clássico deste domingo, contra o São Paulo, às 18h30 (de Brasília), pela quinta rodada do Paulistão. Trata-se do centroavante Yuri Alberto, autor de quatro gols no estádio.
A fama de carrasco do São Paulo surgiu quando Yuri Alberto atuava pelo Internacional. Tudo começou há dois anos, em janeiro de 2021, quando o atacante marcou o primeiro hat-trick de sua carreira justamente no Morumbi, em goleada colorada de 5 x 1 sobre o Tricolor. O resultado fez o clube gaúcho assumir a liderança do Brasileirão 2020, tirando os paulistas da primeira colocação.
Já em setembro de 2022, cerca de dois meses após chegar ao Corinthians emprestado pelo Zenit, da Rússia, Yuri Alberto voltou a balançar as redes do Morumbi. Isso aconteceu no segundo turno do último Brasileirão, quando o Timão abriu o placar com um golaço de fora da área marcado pelo centroavante, com a perna esquerda. O clássico, no entanto, terminou empatado por 1 x 1.
Ao todo, Yuri Alberto acumula cinco jogos contra o São Paulo, contando passagens por Santos, Internacional e Corinthians, com quatro gols marcados (média de 0,8). Curiosamente, todos foram anotados dentro do Morumbi.
E é justamente com esses bons números de Yuri Alberto no Morumbi que o Corinthians vai tentar voltar a vencer no estádio. Isso não acontece desde abril de 2017, pela semifinal do Paulistão, quando os alvinegros derrotaram o Tricolor por 2 x 0, com gols de Jô e Rodriguinho. Desde então, foram 11 Majestosos no local, com sete derrotas do Timão e quatro empates.
Vale lembrar que Yuri Alberto, agora definitivamente do Corinthians, está entre os prováveis titulares para o clássico desta noite. O centroavante deve formar dupla de ataque com Róger Guedes, assim como vem acontecendo nos primeiros jogos da temporada. Até aqui, o camisa 9 anotou um gol e deu três assistências em 2023, enquanto seu companheiro marcou três vezes.
Veja mais:
Velha prática: Corinthians volta aos tempos de Vitor Pereira e não divulga relacionados
Dia de Corinthians: Majestoso marca primeiro clássico da temporada
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados