Nesta quarta (10), o historiador do Corinthians, Fernando Wanner, publicou em suas redes sociais a fotografia da Carteira de Identidade de Antonio Pereira, um dos fundadores do Corinthians. O documento mostra que o pintor de paredes era português, nascido em Açores, em 24 de dezembro de 1890, e tinha apenas 20 anos quando, juntamente com Joaquim Ambrósio, Rafael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva, criou o Sport Club Corinthians Paulista em 1º de setembro de 1910.
O historiador esclareceu que conseguiu o valioso documento através de um bisneto de Antonio Pereira.
“Documento de identificação de Antonio Pereira, fundador do Sport Club Corinthians Paulista. Nascido em Açores, Portugal em 24 de Dezembro de 1890. Antônio foi renomado pintor de paredes e trabalhou com Ramos de Azevedo. Descoberta histórica!“, escreveu o historiador em seu perfil no Instagram.
Ver essa foto no Instagram – Uma publicação compartilhada por Fernando Wanner (@fernando.wanner)
O pintor de paredes Antônio Pereira esteve presente desde os primeiros encontros que culminaram na criação do Alvinegro, participando das reuniões que definiram o nome do clube, a primeira diretoria e o sistema de filiação dos sócios, além do primeiro campo de jogo. Durante muitos anos foi diretor esportivo sem, contudo, tornar-se presidente.
Antonio chegou a ser técnico da equipe, após a saída do técnico José Foquer, na década de 30, ao lado do ídolo Manuel Nunes, o Neco. No Campeonato Paulista de 1937, quando o Corinthians fez uma campanha quase perfeita, conquistando 10 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, em 14 jogos, sagrando-se campeão paulista pela primeira vez na era do profissionalismo e quebrando um jejum que durava sete anos, com Antonio Pereira e Neco no comando.
Antônio Pereira comandou o Corinthians em 51 partidas, com 19 vitórias, 14 empates e 18 derrotas, além de 80 gols marcados e 78 sofridos. Curiosamente, Antônio Pereira foi o primeiro diretor do Corinthians a ocupar o cargo de técnico no clube.
Além disso, essa foi a primeira vez que o cargo de técnico foi preenchido por mais de uma pessoa. Isso aconteceu por mais três vezes no Corinthians: em 1938, Del Debbio e Ângelo Rocco comandaram o Timão no Campeonato Paulista. Em 1948, foi a vez de três jogadores fazerem o papel de técnico. Cláudio, Hélio e Servílio assumiram o cargo por dois jogos. A última vez foi com os diretores Calaf e Santos dirigirem o time por 16 jogos como interinos, em 1949-1950.
Leia também:
Corinthians tem retrospecto negativo jogando em São Caetano
Próximo de bater marca, Jô pode quebrar “maldição” de Dentinho no Corinthians
Vídeo – Corinthians divulga bastidores de ‘media day’ com os jogadores
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Não tinha 20 anos em 01/09/1910.
Faria em dezembro.