- Por Maria Beatriz de Teves / Redação da Central do Timão
Há exatamente sete anos, no dia 26 de fevereiro de 2014, o zagueiro Gil, em sua primeira passagem pelo Clube, marcava o seu primeiro gol com a camisa do Corinthians.
No jogo em questão, o zagueiro estava escalado para enfrentar o Comercial de Ribeirão Preto em partida válida pelo Paulistão. Mano escalou o Timão da seguinte forma no Pacaembu: Cássio; Fagner, Cléber, Gil e Uendel; Ralf, Guilherme, Bruno Henrique e Jadson; Romarinho e Guerrero.
O Timão, com dificuldades no começo da partida, precisou fazer alterações para começar engrenar em campo. Luciano entrou na vaga de Guerrero ainda no primeiro tempo, aos 42 minutos, e marcou o primeiro gol. O atacante, que atualmente joga no São Paulo, ainda anotou o segundo tento Alvinegro. Gil marcou o último nos minutos finais, e consolidou a vitória ao fazer de cabeça o terceiro gol corinthiano.
O defensor chegou ao Timão no início da temporada de 2013 com a responsabilidade de manter a excelência da zaga campeã mundial. Logo quando pisou no Parque São Jorge, Gil começou a criar seu espaço na equipe. Campeão do Paulistão e da Recopa Sul-Americana naquele ano, iniciou 2014 também no onze inicial de Mano Menezes.
No final de 2015, após mais de 180 jogos pelo Corinthians, o camisa 4 do Timão foi jogar no Shandong Luneng, da China. Em 2019, retornou ao Timão, já na janela de transferências do meio do ano.
Atualmente, é uma das principais referências da equipe de Vagner Mancini. Ao todo, Gil já tem 276 jogos pelo Clube, 12 gols e três títulos: Brasileirão de 2015, Recopa Sul-Americana e Paulista, ambos em 2013.
Leia mais:
+ Pelo segundo ano seguido, Corinthians não perde e nem sofre gols para o Grêmio e Internacional
+ Jogo entre Internacional e Corinthians supera 40 pontos de audiência no Rio Grande do Sul
+ Artilheiro do Corinthians da temporada de 2020 é o menos efetivo na década; confira lista