Há exatamente seis anos, o início da operação da Arena Corinthians foi marcado por um evento importante. Por inciativa do clube que foi fundado por operários, outros operários davam os primeiros chutes no gramado do novo estádio.
1º de setembro de 1910, por volta de 20h30. O cenário era típico da São Paulo do começo do século XX. Um lampião a gás iluminava o cruzamento das ruas José Paulino e Cônego Martins, no Bom Retiro. Ali, os operários Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone fundaram um time de futebol. Esporte que, naquela época, era um passatempo das elites. Ao imaginarem um nome, decidiram homenagear a equipe amadora inglesa Corinthian Football Club, fazendo surgir o Sport Club Corinthians Paulista.
1º de maio de 2014, Dia do Trabalho, Itaquera, Zona Leste de São Paulo, 104 anos depois. Operários que trabalharam duro por quase três anos construindo o sonho de mais de 30 milhões de outros corinthianos, a Arena Corinthians, a “inauguravam” jogando uma pelada. Nas arquibancadas ainda inacabadas, seus familiares.
Dois jogos, dois tempos de 20 minutos, dois times. O time de preto e o time de branco. Andrés Sanchez, o responsável pelas obras, fez as honrarias e deu o simbólico chute inicial.
No primeiro jogo, o time branco venceu o preto por 2 a 1, de virada. No segundo jogo, demonstrando superioridade, venceu de novo por 1 a 0. Mas, isso não importava. Era festa.
Era uma quinta-feira, 1º de maio de 2014. As redes dos gols da Arena Corinthians balançaram pela primeira vez. Não era uma partida ou evento-teste oficial. Era uma homenagem, no Dia do Trabalhador, aos operários.
Luciano Ávila, que já jogou no Sub-17 do Corinthians e tanto sonhou em fazer gols pelo time que ama, fez o primeiro gol da nova Arena. Hoje engenheiro civil responsável pela área de seguros do estádio, ele lutou muito contra problemas físicos.
“Depois de um ano parado, após cinco cirurgias, quando fiquei sabendo que ia ter o jogo dos funcionários, virei para o pessoal da fisioterapia e falei que esse jogo eu tinha de jogar. A gente fez uma correria, e consegui estar aqui hoje nessa grande festa e fazer o primeiro gol da Arena. É muito emocionante, é indescritível”, disse Luciano, na época, ao site do Corinthians.
Depois do futebol, todos foram ao estacionamento da Arena, onde um grande churrasco foi realizado para fechar as comemorações.
Veja, na galeria, mais fotos do evento.
Crédito das fotos: Mauro Horita / Agência Corinthians
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados