Há oito anos, Corinthians empatava com Vasco e conquistava sexto título do Brasileirão

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

Uma das conquistas mais marcantes do Corinthians completa oito anos neste domingo, 19/11. Neste dia, mas em uma quinta-feira de 2015, o clube empatava com o Vasco, em 1 x 1, em São Januário, pela 35ª rodada do Brasileirão, e garantia o sexto título do campeonato nacional em sua história. O gol alvinegro foi marcado pelo centroavante Vagner Love.

Para o jogo decisivo, o técnico Tite escalou o Corinthians com: Cássio; Edílson, Gil, Felipe e Guilherme Arana; Ralf, Elias, Renato Augusto e Jadson; Malcom e Vagner Love. Bruno Henrique, Lucca e Rodriguinho entraram ao longo do jogo. Walter, Edu Dracena, Yago, Uendel, Romero, Cristian, Danilo, Fagner e Matheus Vidotto também estiveram no banco de reservas.

Os comandados de Tite entraram em campo dependendo de uma vitória simples para confirmar o título, sem depender de outros resultados para sair de São Januário campeão. Em um estádio lotado e contra um time que brigava contra o rebaixamento, o Corinthians enfrentou um Vasco valente, mas posteriormente rebaixado à Série B.

O Vasco prometeu endurecer o jogo para o líder Corinthians e não deixou o time de Tite em paz no primeiro tempo, que terminou sem gols. O cenário só facilitou para os visitantes quando, no segundo tempo, Rodrigo foi expulso após uma entrada violenta em Malcom. Mesmo assim, com um a menos, o Cruzmaltino abriu o placar aos 27 minutos, com Julio Cesar.

Enquanto se preocupava com o Vasco, o Corinthians e seus torcedores olhavam atentos para o jogo entre São Paulo e o vice-líder Atlético-MG, no Morumbi. Um tropeço do Galo daria o título ao Timão. E foi o que aconteceu. Vagner Love ainda empatou a partida em São Januário aos 37 minutos do segundo tempo, mas o clube mineiro perdeu para o Tricolor por 4 x 2 e o time de Tite foi campeão com antecedência.

O resultado no Rio de Janeiro fez o Corinthians chegar aos 78 pontos, sem chances de ser ultrapassado pelo Atlético-MG nas rodadas finais. A taça de hexacampeão nacional foi erguida pelo clube no jogo seguinte, em goleada de 6 x 1 com jogadores reservas diante do São Paulo, na Neo Química Arena. Festa logo contra o rival tricolor, responsável pela vitória sobre o Atlético-MG na rodada anterior.

No gramado de São Januário, festa completa do Corinthians. Do outro lado, o Vasco praticamente garantiu o rebaixamento à Série B. O elenco corinthiano fez questão de reconhecer o excelente trabalho de Tite e jogou o técnico para o alto em forma de celebração.

Essa é, até os dias atuais, a única campanha campeã na história do Brasileirão de pontos corridos que liderou todas as estatísticas. No campeonato de 2015, o Corinthians foi o clube com mais pontos conquistados, o melhor ataque, a melhor defesa, o melhor mandante, o melhor visitante, o campeão do primeiro turno e o campeão do segundo turno.

Antes de 2015, o Corinthians havia sido campeão do Brasileirão em 1990, 1998, 1999, 2005 e 2011. Depois do hexa, o Timão voltou a erguer o troféu em 2017. Desde então, a melhor campanha alvinegra no campeonato foi um quarto lugar em 2022.

Veja mais fotos do dia em que o Corinthians garantiu o hexacampeonato brasileiro:

Veja mais:

Augusto Melo x André Negão. Quer apostar no futuro do Corinthians? Faça sua previsão agora na FourBet e esteja por dentro das chances de quem será o próximo presidente! Clique AQUI para se cadastrar (proibido para menores de 18 anos).

Corinthians confirma escalação para encarar São Paulo na final do Paulistão Feminino

Presidente da Caixa vai à Arena e encaminha acordo com Corinthians para quitação do estádio

Jogo atrasado diminui distância do Corinthians para zona de rebaixamento do Brasileirão

Notícias do Corinthians

Rolar para cima