Há 99 anos, em 04 de fevereiro de 1923, o Corinthians venceu o Paulistano por 2×0, no Campo da Floresta, e se sagrou campeão do I Centenário da Independência, como foi chamado o título Paulista de 1922, que terminou apenas no ano seguinte. Os gols do prélio final foram anotados por Tatu e Gambarotta.
No ano de 1922, o Brasil celebrava 100 anos da sua independência da coroa portuguesa. Por conta disso, o Paulistão da época ficou conhecido como Campeonato do Centenário da Independência, em alusão à data histórica.
O título alvinegro foi conquistado na última rodada da competição. Com o triunfo sobre o Paulistano, o Corinthians não poderia mais ser alcançado pelo Palestra Itália, atual Palmeiras, que acabou ficando com o vice.
O Timão vinha de um jejum de cinco anos sem títulos estaduais. Por isso, milhares de torcedores alvinegros tomaram as ruas de São Paulo para celebrar a conquista. Esse comportamento da torcida motivou o escritor e pintor Menotti del Picchia, durante a Semana da Arte Moderna, a proferir a célebre frase: “O Corinthians é um fenômeno sociológico a ser estudado em profundidade”.
O título do Centenário da Independência deu início ao primeiro tricampeonato paulista do Timão. O clube alvinegro também conquistou as edições de 1923 e 1924, gravando seu nome na história da competição. Vale ressaltar que o Corinthians é o único clube quatro vezes tricampeão e o maior vencedor do estadual, com 30 títulos.
Em 2022, o Brasil comemora o II Centenário da Independência. Assim, caso o Alvinegro se consagre campeão do Paulistão deste ano, ostentará os títulos do Centenário e do Bicentenário da Independência do país.
Veja também:
Corinthians Feminino terá novo patrocinador máster durante a Supercopa
Especulado no Corinthians, Jorge Jesus não planeja assumir uma nova equipe até o meio do ano
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados