O Estádio Alfredo Schürig leva o nome de um dos principais presidentes da história do Corinthians e grande apaixonado pelo Timão
No dia 25 de janeiro de 1923, o Corinthians jogou pela primeira vez no estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha, localizado no Parque São Jorge. Pelo segundo turno do Campeonato Paulista de 1922, enfrentou o Syrio e venceu por 1 a 0, com gol de Gambarotta, de cabeça.
Como curiosidade, esse primeiro jogo do Corinthians na Fazendinha foi como visitante, o espaço ainda pertencia ao Esporte Clube Syrio. Na época, o Timão ainda mandava as partidas no estádio da Ponte Grande. Escalado pelo treinador Guido Giacominelli, a equipe alvinegra foi a campo com Mário, Garcia, Del Debbio, Rafael, Amílcar, Ciasca, Peres, Neco, Gambarotta, Tatu e Rodrigues.
O resultado positivo na Fazendinha colocou o Alvinegro de volta nos trilhos na competição, que acabaria com o título paulista conquistado pelo Timão, o terceiro na história e o primeiro do histórico tricampeonato estadual de 1922/1923/1924.
Devido ao crescimento da Fiel Torcida, o Timão começou a mandar jogos no Morumbi e no Pacaembu, tendo feito a última partida oficial na Fazendinha no dia 03 de agosto de 2002, contra o Brasiliense, por 1 a 0, com gol de Fabinho.
Atualmente, a Fazendinha sedia jogos da Categoria de Base do Corinthians, do Futebol Americano e do Futebol Feminino.
Retrospecto
Adquirido em 1926 pelo Corinthians, o Parque São Jorge tornou-se uma das casas da história do clube. Na Fazendinha, foram 469 partidas oficiais do Alvinegro, com um aproveitamento de 74%: 347 vitórias, 60 empates e 62 derrotas. O Timão marcou 1.321 gols e sofreu 480 no estádio.
Por Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados