Em 02 de janeiro de 1927, no estádio da Ponte Grande, pelo Torneio Extra da APEA 1926, o Corinthians do técnico Ângelo Rocco, aplicava a maior goleada de sua história, até então.
O Timão foi a campo contra a Portuguesa/SP, com Colombo, Grané e Pinheiro; Rafael, Sebastião e Gelindo; Apparício, Neco, Gambarotta, Orestes e De Maria.
Os gols foram marcados por De Maria 3x, Orestes 2x, Grané 2x, Neco, Gambarotta e Apparicio. Tidoca fez o gol de honra da Lusa. O jogo marcou também a estreia de Alexandre De Maria, que está na história do Alvinegro, ainda, por ter feito o primeiro gol do Corinthians na inauguração do Estádio Alfredo Schürig, em empate de 2×2 com o América/RJ. De Maria marcou os dois gols do Timão.
Buscando se afirmar, o futebol paulista vivia mais uma divisão e duas Ligas disputavam a supremacia local (APEA e LAF) junto a CBD. Como o campeonato da APEA havia terminado em outubro de 1926, a entidade resolveu criar um Torneio Extra para manter os times em atividades.
O Corinthians caiu na série ‘ímpar’ junto com Palestra Itália, AA São Bento, Silex e Portuguesa/SP. E o Timão estreou de forma impiedosa. Jogando no estádio da Ponte Grande, goleou por 10 x 1 o time lusitano.
O Timão ainda venceria o Silex por 3 x 1 antes de abandonar o Torneio e se desfiliar da APEA por desentendimento com a entidade, filiando-se na sequência na LAF, onde chegou a iniciar a disputa do campeonato de 1927, mas após uma punição rigorosa ao time por desentendimentos numa partida contra o Paulistano, acabou retornando à APEA.
Na história corinthiana, o resultado de 10×1 ainda se repetiria por duas vezes em jogos oficiais. Em 1933, sobre o Sírio-SP e em 1983 sobre o Tiradentes-PI.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados