- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
No dia 12 de outubro de 1929, há exatos 94 anos, o Corinthians aplicava a maior goleada da história do Estádio Alfredo Schürig, também conhecido como Fazendinha. Na ocasião, o Timão aplicou 11 gols em cima do Atlético-MG, enquanto o adversário balançou as redes apenas duas vezes.
O time que entrou em campo naquele jogo era repleto de craques históricos do clube. Tuffy, Nerino, Grané, Del Debbio e Munhoz; Guimarães, Rato e Neco; Filó, De Maria e Gambinha foram os nomes que iniciaram a partida. O destaque ficou para Neco, que vivia um dia especial naquele momento.
Primeiro ídolo da história do Corinthians, Manoel Nunes, o Neco, via seu busto ser inaugurado nos jardins do Parque São Jorge, sede social do clube. O monumento está lá até hoje e conta com o acompanhamento de outros nomes históricos da instituição, como Rivellino, Wladimir, Sócrates, entre outros.
Ele, inclusive, foi o autor de um dos gols naquela goleada, um de seus 242 com a camisa do Timão. Os outros dez tentos da goleada foram marcados por Filó, em três oportunidades, Gambinha, quatro vezes, Rato, em duas ocasiões, e De Maria, com seu gol solitário.
Atualmente, o Parque São Jorge não é o local oficial de jogos da equipe profissional de futebol masculino do Corinthians, sendo usado pela base e pelo time feminino. Na história, foram 468 partidas realizadas lá, com 347 vitórias alvinegras, 59 empates e apenas 62 derrotas. Foram 1320 gols marcados contra 478 sofridos.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Meia se destaca, mas Corinthians Sub-20 termina ano com centroavante na artilharia
Renato Augusto vai a campo, mas faz trabalho separado com Mazziotti em treino do Corinthians