Em 7 de março de 1930, em São Paulo, nascia Luis Trochillo, conhecido como Luizinho ou ‘Pequeno Polegar’, um dos grandes ídolos de toda a história do Corinthians. Na mesma data, mas 35 anos antes, nascia também o primeiro ídolo do clube, Neco.
Luizinho começou sua carreira em 1943 no infantil do Corinthians, e a encerrou em 1967. Não fosse pela passagem de aproximadamente um ano pelo Clube Atlético Juventus, o ídolo Alvinegro teria jogado 24 anos ininterruptos pelo Corinthians. O Pequeno Polegar tem uma das mais lindas histórias de amor ao Timão. Daquelas que emocionam até os que não torcem pelo time.
Além de 607 jogos com a camisa do Corinthians, o que o coloca em terceiro no ranking dos jogadores que mais atuaram pelo Alvinegro, atrás apenas de Wladimir e Cássio, Luizinho marcou 175 gols, tendo conquistado por três vezes o Campeonato Paulista (1951, 1952 e 1954) e três Torneios Rio-São Paulo (1950, 1953 e 1954).
Ele viveu, ainda, uma segunda despedida do clube aos 65 anos: entrou em um amistoso contra o Coritiba em 25 de janeiro de 1996, quando o clube apresentava o reforço do atacante Edmundo, e roubou a cena atuando por cinco minutos.
Seu gol mais importante foi o marcado contra o Palmeiras em 1954, que deu ao Corinthians o título de Campeão do IV Centenário. O último antes do tabu de 23 anos sem conquista do estadual.
Em 17 de janeiro de 1998, Luiz Trochillo faleceu aos 68 anos, idade considerada jovem nos dias atuais. Mesmo assim, a Fiel sempre relembra sua história geracional vestindo a camisa do clube, sendo um grande exemplo para jogadores do Corinthians.
O Corinthians parabenizou o ídolo. Confira:
Veja mais:
Fábio Santos fala sobre negociação para chegar ao Corinthians, estreia e primeiro gol ‘especial’
Duas jogadoras e técnico do Corinthians aparecem na Seleção da Rodada do Brasileirão Feminino
Filme sobre o título do Corinthians no Mundial de 2012 vai estrear nos cinemas ainda em março
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados