Há 93 anos, Corinthians conquistava título que originou apelido de “Campeão dos Campeões”

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

O dia 23 de fevereiro é bastante emblemático na história do Corinthians. Isso porque, há exatos 93 anos, o Timão batia o Vasco pela final da Taça APEA e recebia o apelido de Campeão dos Campeões, frase presente na abertura do hino alvinegro. Nas redes sociais, o clube relembrou a data e a conquista de 1930.

“Salve o Corinthians, o Campeão dos Campeões! Sabe de onde surgiu a frase que abre o nosso hino? Foi da TAÇA APEA, conquistada pelo Corinthians há 93 anos, disputada entre o campeão paulista e carioca de 1929! O Coringão venceu o Vasco e ficou com a taça!”, escreveu o Corinthians – veja a publicação abaixo.

Time do Corinthians na Taça APEA de 1930. Foto: Divulgação/Corinthians.

Em 1930, a APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) resolveu promover uma disputa entre os campeões do Paulistão e do Cariocão de 1929. Corinthians e Vasco disputaram a Taça APEA em melhor de três partidas. Na primeira, no dia 16 de fevereiro, o Timão venceu por 4 x 2, na Fazendinha, com gols de Filó (duas vezes), Gambinha e De Maria.  

A segunda foi realizada no dia 23 de fevereiro, em São Januário. Para o duelo decisivo, o treinador Virgílio Montarini escalou o Corinthians com Tuffy; Rafael, Del Debbio, Nerino, Guimarães, Munhoz, Filó, Peres II, Gambinha, Rato e De Maria.

Taça APEA, conquistada pelo Corinthians em 1930. Foto: Corinthians.

O Vasco até abriu 2 x 0 no segundo jogo, com gols de Paschoal e Paes, mas o Corinthians fez três gols em 18 minutos, com Peres II, Gambinha e De Maria, e virou o placar. O Timão, assim, venceu por 3 x 2 e conquistou a Taça APEA sem precisar do terceiro duelo. Na época, o clube paulista levou o título honorário de campeão brasileiro, uma vez que ainda não existia um campeonato a nível nacional.

Desde então, o Corinthians passou a ser conhecido como o “Campeão dos Campeões”, expressão que foi eternizada no hino do clube, composto em 1952 pelo compositor Lauro D’Avila. 

Vale lembrar que o Corinthians foi tricampeão do Paulistão em 1928, 1929 e 1930. Esse foi o segundo tricampeonato da história alvinegra – o último aconteceu em 2017, 2018 e 2019. O Timão é, até os dias atuais, o único clube a conquistar três estaduais seguidos em São Paulo por quatro vezes na história.

Veja a publicação do Corinthians:

Veja mais:

Roni lidera quesitos defensivos pelo Corinthians no Paulistão

Deives revela data de estreia do Corinthians na Liga Nacional de Futsal: ‘Espero vocês por lá’

Nasce filha de Róger Guedes, artilheiro do Corinthians na temporada

Notícias do Corinthians

Rolar para cima