Há 92 anos, nascia Luizinho, o ‘Pequeno Polegar’ do Corinthians

  • Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão

Em 7 de março de 1930, em São Paulo, nascia Luis Trochillo, conhecido como Luizinho ou ‘Pequeno Polegar’, um dos grandes ídolos de toda a história do Corinthians.

Luizinho começou sua carreira em 1943 no infantil do Corinthians, e a encerrou em 1967. Não fosse pela passagem de aproximadamente um ano pelo Clube Atlético Juventus, o ídolo Alvinegro teria jogado 24 anos ininterruptos pelo Corinthians.

O Pequeno Polegar tem uma das mais lindas histórias de amor ao Timão. Daquelas que emocionam até os que não torcem pelo time.

Além de 606 jogos com a camisa do Corinthians, o que o coloca em segundo no ranking dos jogadores que mais atuaram pelo Alvinegro, Luizinho marcou 175 gols, tendo conquistado por três vezes o Campeonato Paulista (1951, 1952 e 1954) e três Torneios Rio-São Paulo (1950, 1953 e 1954). Ele viveu, ainda, uma segunda despedida do clube aos 65 anos: entrou em um amistoso contra o Coritiba em 25 de janeiro de 1996, quando o clube apresentava o reforço do atacante Edmundo, e roubou a cena atuando por cinco minutos. 

Seu gol mais importante foi o marcado contra o Palmeiras em 1954, que deu ao Corinthians o título de Campeão do IV Centenário.

Foto arquivo Corinthians

Em 17 de janeiro de 1998, Luiz Trochillo faleceu e talvez com ele tenha morrido uma fase que jamais voltará ao nosso futebol: a fase da arte, da ética e do amor à camisa, em que o jogador iniciava e terminava sua carreira num mesmo Clube. Uma época romântica em que um craque acharia impossível vestir uma camisa de cor diferente.

Notícias do Corinthians

Rolar para cima