- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Em 1º de dezembro de 1929, o Corinthians se sagrava campeão Paulista pela APEA, conquistando seu sétimo título da competição de forma invicta.
O Alvinegro venceu os sete jogos que disputou, marcou 33 gols e sofreu apenas oito. Dos sete jogos, três foram vencidos com goleadas: venceu a Portuguesa por 7 x 1, o Santos por 4 x 1 e, na última rodada, confirmou o título vencendo o Palestra Itália, por 4 x 1.
O jogo foi um grande acontecimento na cidade de São Paulo. Bondes extras foram disponibilizados para os torcedores, e os portões do estádio foram fechados faltando 30 minutos para o início da partida. O público presente foi calculado em torno de 20 mil torcedores.
Ao Corinthians bastava o empate para se tornar campeão, mas o que se viu, segundo registros da época, foi um passeio para cima do Palestra Itália, que jogou grande parte da partida com 10 em campo, por ter um atleta lesionado logo no primeiro tempo.
O Timão foi a campo com Tuffy, Grané, Del Debbio, Nerino, Guimarães, Munhoz, Filó, Peres, Gambinha, Rato e De Maria, comandado por Amílcar Barbuy. Os gols do Corinthians foram marcados por Filó, Gambinha e De Maria, duas vezes.
O Corinthians conquistou 30 campeonatos estaduais até os dias atuais, sendo o maior Campeão Paulista da história. Seu último título, conquistado em 2019, coroou seu terceiro Tricampeonato Paulista.