Há 71 anos, Corinthians fazia sua primeira partida fora do Brasil

  • Por Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão

Em 30 de junho de 1951, o Corinthians saía para sua primeira partida fora do Brasil na história. O jogo foi válido pelo Quadrangular de Montevidéu, um torneio internacional disputado no período. Assim, o Corinthians enfrentou um combinado uruguaio, no Estádio Centenário.

Logo aos 17 minutos do primeiro tempo, Baltazar já marcou o primeiro para o Alvinegro. Sete minutos depois, o segundo. Ainda antes do fim da etapa inicial, deu tempo de outro membro do ‘ataque dos 100 gols’ fazer o seu: Luizinho. Na volta para o segundo tempo, os uruguaios diminuíram. Aos 25 minutos, Nelsinho anotou mais um e sacramentou a goleada corinthiana em 4×1.

Manchete de jornal após a vitória. Foto: reprodução Blog Timoneiros.

Naquele ano, o ataque do Corinthians brilhou no Campeonato Paulista. O quinteto formado por Luizinho, Cláudio, Baltazar, Carbone e Mário, marcou 103 gols nos 30 jogos que a equipe fez na campanha do título.

Da esquerda para a direita: Cláudio, Luizinho, Baltazar, Carbone e Mário, o ataque dos 103 gols. Foto: Corinthians

Veja a ficha técnica do jogo:

Combinado Uruguaio 1×4 Corinthians

30 de junho de 1951

Torneio Internacional – Quadrangular de Montevidéu

Estádio Centenário – Motevidéu

Árbitro: Dante Rossi

6055 pagantes

Combinado Uruguaio: Carlos Di Mateo (Carvidon), Matias Gonzalez, Vilches, Rodriguez Andrade, Hosiris Romero (Da Silva), Valdemar, González, Eirin Pippo (Osmar), Atílio Garcia (Cancela), Abreu e Moran.

Corinthians: Cabeção, Homero, Rosalém, Idário, Touguinha (Roberto), Julião, Cláudio (Nardo), Luizinho, Baltazar e Colombo (Nelsinho). Técnico: Newton Senra.
Gols: Baltazar (17′ e 24′), Luizinho (37′), Atílio Garcia (63′) e Nelsinho (70′).

Notícias do Corinthians

Rolar para cima