- Por Ciro Hey/Redação da Central do Timão
Considerado um dos melhores times da história do clube, com Cláudio, Luizinho e Baltazar, o Corinthians conquistaria seu segundo título do torneio Rio-São Paulo, mesmo perdendo o último jogo para o Vasco (1 x 0), no dia 31 de maio de 1953.
O clube do Parque São Jorge chegou para o confronto com uma partida a mais, e ainda aguardaria os duelos entre Vasco x Santos e São Paulo x Portuguesa para garantir o troféu.
Ambas as partidas ocorreriam apenas no dia 4 de junho, com o São Paulo perdendo para Portuguesa por 1×0, e o Vasco sendo derrotado pelo Santos pelo placar de 3×2.
O formato do torneio naquela época era pontos corridos, 10 times se enfrentavam em nove partidas pelo interestadual. O Timão terminou o campeonato com 12 pontos, onde venceu cinco jogos e empatou dois, tendo anotado 22 gols e sofrido 13. Vale observar que naquela época a vitória somava apenas dois pontos.
O vice campeão da competição foi o Vasco da Gama com 11 pontos, seguido por São Paulo (10), Botafogo-RJ (10), Fluminense (9), Bangu (8), Palmeiras (8), Flamengo (8), Santos (7) e Portuguesa (7).
O clube alvinegro ainda goleou o Flamengo por 6×0 nessa edição, com três gols do artilheiro Cláudio. O Corinthians foi campeão cinco vezes do Torneio Rio-São Paulo (1950, 1953, 1954, 1966 e 2002), que veio a ser extinto no ano da última conquista do Coringão.
Só dava Corinthians , jogadores muito bons,hoje e difícil apontar um bom jogador.