- Por Levi Natan / Redação da Central do Timão
Neste domingo (10), completam 68 anos que o Corinthians conquistava seu terceiro título do Torneio Rio-São Paulo. Em partida realizada no estádio do Pacaembu, o Timão enfrentou o arquirrival Palmeiras pela última rodada da competição interestadual e venceu por 1×0, com gol de Cláudio, o maior artilheiro da história do Timão.
Na edição de 1954, o Torneio Rio-São Paulo foi realizado em pontos corridos. O Corinthians estava em segundo lugar na última rodada da competição, com 12 pontos, e enfrentou o Palmeiras, que com a mesma pontuação que a do Timão, também tinha chances de levantar a taça. O Alvinegro estava atrás apenas do Fluminense, que duelaria contra o Vasco.
Com a vitória do Alvinegro, o Timão tirou qualquer chances de título do arquirrival e dependeu somente de um tropeço do Tricolor Carioca sobre o Cruz-Maltino. E foi o que aconteceu. O Vasco venceu o Fluminense por 1×0 no Maracanã e o Corinthians, que venceu o Palmeiras pelo mesmo placar, se sagrou campeão do Torneio Rio-SP pela terceira vez.
O jogo do título também marcou a estreia do técnico Oswaldo Brandão, treinador que mais vezes comandou o Corinthians, em 436 ocasiões, seguido por Tite, que esteve em 378 oportunidades à frente da equipe Alvinegra.