Com uma expectativa imensa de quebrar o longo jejum de 23 anos sem um título de Campeonato Paulista, o estádio do Morumbi, alocou 146 mil torcedores presentes na tarde daquele dia 9 de outubro de 1977. Na ocasião, o Corinthians enfrentou a Ponte Preta pela final do torneio estadual.
Após bater a Macaca por 1 x 0 com gol de Palhinha no jogo de ida, o Corinthians jogava apenas pelo empate na segunda partida das finais do Campeonato Paulista daquele ano, resultado que garantia a quebra do tabu. Como tudo estava sendo perfeito demais, a história foi outra, mesmo com o Timão abrindo o placar no primeiro tempo.
Com a vantagem do empate, o Corinthians suportou a pressão da excelente equipe de Campinas até os 22 minutos do segundo tempo, quando Dicá empatou em cobrança de falta perfeita. A frustração veio com a virada, já aos 38 minutos da etapa final, quando Rui Rey, um dos principais personagens das finais estaduais, decretou o triunfo da Ponte.
O resultado esperado não veio, e a vitória da Ponte Preta por 2×1 levou a decisão para o terceiro jogo. Quatro dias depois, a Fiel protagonizou mais uma invasão, dessa vez, para gritar “É campeão!”, com gol histórico e eternizado marcado por Basílio, o primeiro ‘Pé de Anjo’ do Timão.
Além dessa marca histórica, que dificilmente será batida pelas condições atuais do futebol, o Corinthians possui um retrospecto positivo no Morumbi. Em 556 jogos realizados no estádio, o Time do Povo saiu vencedor em 213, empatou 194 vezes e perdeu apenas 149 partidas. Foram 722 gols marcados, contra 594 sofridos.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Andrés Sanchez? Chicão? Candidatos do Corinthians comentam sobre nomes para gestão de futebol
Jogadoras do Corinthians externam admiração por Arthur Elias: “Estamos lutando por ele”
Lucas Veríssimo avalia sistema defensivo do Corinthians e elogia Gil: “É um grande jogador”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados