Sócrates foi um dos jogadores mais célebres a passarem pelo Corinthians. Contratado em 1978, vestiu a camisa alvinegra por 298 jogos. Meia clássico, marcou 172 gols, diversos deles, em partidas decisivas. O primeiro deles aconteceu logo em sua segunda partida pelo Timão.
Na tarde do dia 26 de agosto de 1978, no Estádio do Pacaembu, diante de 45.733 pagantes, contra a Ferroviária, de Araraquara, pelo Campeonato Paulista, Sócrates balançou as redes aos 36 minutos do primeiro tempo. Ao fim, a partida terminou 2 x 0 para o Timão.
Após cobrança forte de falta, pelo zagueiro Zé Eduardo, a bola foi rasteira em direção a Sócrates que, de costas para o gol, deslocou o zagueiro da Ferroviária e chutou forte e alto, no meio do gol, abrindo o placar para o clube do Parque São Jorge.
Para aquela partida, o treinador José Teixeira mandou o Corinthians a campo com Jairo; Luis Cláudio, Ademir, Zé Eduardo e Wladimir; Wagner, Sócrates e Palhinha; Rui Rei, Romero e Vaguinho, autor do segundo gol da partida, já aos 39 minutos da segunda etapa.
Ícone e ídolo da história do clube do Parque São Jorge, referência da Democracia Corinthiana, Sócrates ficou conhecido por apelidos como Doutor, Magrão e Calcanhar de Ouro. Entrou em campo 298 vezes pelo Timão, como já citado, e conquistou três vezes o Campeonato Paulista: em 1979, 1982 e 1983.
O Corinthians relembrou o lance. Confira o vídeo:
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Com duas goleadas, Corinthians Sub-15 e Sub-17 seguem líderes no Paulistão de base
Confronto entre Corinthians e Goiás conta com dois candidatos à ‘Lei do Ex’
Arthur Sousa alcança liderança do ranking de artilheiros do Corinthians Sub-20 em 2023
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados