Maradona não conseguiu chegar a tempo a Manaus, para partida de sua então equipe, Argentinos Juniors contra o Corinthians
Diego Armando Maradona celebraria 62 anos neste domingo (30), e por sua importância no futebol mundial, surgem histórias, polêmicas, casos engraçados e dramas que cercaram sua carreira.
Em 1980, Corinthians e Argentinos Juniors tinham uma partida marcada para acontecer em Manaus. As estrelas anunciadas, Sócrates, pelo Corinthians e Diego Maradona, pelo time argentino. Sócrates já uma personalidade do futebol mundial e Dieguito, como era chamado, com 20 anos, campeão da Copa do Mundo Sub-20, quando marcou seis gols em seis jogos.
Havia grande curiosidade para se conhecer o garoto considerado o segundo melhor jogador do mundo, depois de Pelé.
“Eu era o presidente do Nacional FC e fui conversar com o Argentinos Juniors para realizar um jogo do Maradona em Manaus”, disse à ESPN, Manoel Chaves, 76, hoje presidente de honra do clube, promotor do jogo.
Chaves lembrou que saiu “desconfiado” de Buenos Aires, onde negociou com os dirigentes do clube argentino a ida a Manaus.
“Eles se recusaram a firmar um contrato no qual a presença do Maradona seria indispensável [para a realização da partida]. Os dirigentes achavam que a imagem do craque deles não podia ser colocada em um jogo em que eles não teriam certeza de que teria grande público”, disse.
Assim, para garantir grande público, o Corinthians de Sócrates foi convidado.
“Eu conhecia um empresário que tinha amizade com os dirigentes dos clubes paulistas. O Corinthians era o clube de São Paulo que mais levava público aos estádios, dentro ou fora do Estado, atravessava uma fase magnífica, e seria como um Brasil x Argentina, um clássico sul-americano, para os torcedores de Manaus”, disse o dirigente.
Manoel Chaves afirma não se lembrar dos valores pagos aos times pelo jogo, mas uma reportagem da “Folha de S.Paulo”, da época, diz que foram pagos 25 mil dólares a cada equipe, e, caso o Argentinos Juniors levasse Maradona como titular, seu valor subiria para 40 mil dólares.
O Corinthians reformulava seu elenco e não vivia boa fase. Tinha Osvaldo Brandão como técnico e o goleiro Jairo, os laterais Zé Maria e Wladimir, os zagueiros Amaral e Caçapava, os meio-campistas Djalma, Biro Biro, Basílio e Sócrates e os atacantes Geraldão, Wilsinho e o recém-chegado Búfalo Gil.
Mas Maradona não apareceu em Manaus. Viajou para a Alemanha para gravar comerciais para sua patrocinadora Puma e não conseguiu chegar a tempo de participar do jogo.
O Corinthians venceu o jogo por 1×0, com gol de Búfalo Gil após jogada de Sócrates e Biro-Biro.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados