- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Em 10 de fevereiro de 1980, o Corinthians conquistava o 17º título estadual de sua história, vencendo a Ponte Preta por 2 x 0 no terceiro jogo da decisão do Campeonato Paulista de 1979 no Morumbi. E com gols de Sócrates e Palhinha, levou mais uma taça do torneio.
Naquela campanha, mais uma vez, três jogos foram necessários para decidir o estadual, como havia sido na quebra do tabu dois anos antes. Apesar de valer pelo Paulista de 1979, as partidas aconteceram em fevereiro de 1980. A Ponte Preta, era, como em 77, favorita, e ainda tinha a vantagem de dois empates na final.
No primeiro embate, realizado em 03 de fevereiro no Morumbi, o Corinthians venceu por 1 x 0 com gol de Palhinha, já no segundo tempo.
Três dias após, ocorreu o segundo jogo, novamente no Morumbi, e Corinthians e Ponte Preta ficaram no empate em 0 x 0, placar que levou o duelo para o terceiro e último confronto da final.
Diante de mais de 99 mil pessoas no Morumbi, o Timão foi a campo, no jogo decisivo, com Jairo; Luís Cláudio, Mauro, Amaral, Wladimir; Caçapava, Biro-Biro, Palhinha, Sócrates; Píter e Romeu. Técnico Zé Duarte.
Logo na primeira etapa, o Timão teve um gol anulado, marcado impedimento de Palhinha. Com isso, os gols só surgiram no segundo tempo do jogo. Aos 11 minutos, Sócrates dominou uma bola cruzada na área, fazendo 1×0 para o Timão.
Aos 24 minutos, foi a vez de Palhinha se infiltrar na área sem marcação e marcar o gol do título do Timão no Morumbi. Era o 17 º título do Campeonato Paulista da história do Corinthians.
Relembre a conquista:
Último jogo e gol de Palhinha
Wanderley Eustáquio de Oliveira, o Palhinha, foi revelado pelo Cruzeiro e veio ao Timão em 1977, comprado por um milhão de dólares, a maior transação do futebol brasileiro na época. Foi recebido por um desfile em carro aberto em São Paulo, com mais de 60 mil pessoas no Morumbi para ver sua estreia.
No Corinthians, formou uma dupla de respeito com Sócrates, e foi campeão Paulista em 1977 e 1979. A vitória na final do Paulistão de 1979 foi o último jogo do ídolo pelo Alvinegro. Entre 1977 e 1980, Palhinha disputou 148 jogos com a camisa corinthiana e marcou 44 gols.
Nove anos depois, Palhinha voltou ao Corinthians, dessa vez como técnico, e comandou o time no Campeonato Paulista e nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 1980.