Há 36 anos, Sócrates se despedia do Corinthians e marcava seu último gol pelo Timão

Amistoso na Jamaica marcou o ‘adeus’ do ídolo; relembre

Sócrates, Corinthians
Foto: arquivo Revista Placar

Sócrates foi um dos jogadores mais célebres a passarem pelo Corinthians. Contratado em 1978, vestiu a camisa alvinegra por 298 jogos. Meia clássico, marcou 172 gols, diversos deles, em partidas decisivas. O último aconteceu há exatos 36 anos, em um 10 de junho.

Na ocasião, em 1984, o Corinthians enfrentou o Santos, da Jamaica, em um amistoso. Sócrates marcou o gol aos dez minutos do primeiro tempo. O time jamaicano viraria a partida e sairia com a vitória. Porém, o confronto ficou marcado mesmo pela última atuação e pelo último gol do Doutor com a camisa do Timão.

Doutor pois, antes de chegar ao Corinthians, o meia formou-se em Medicina, na cidade de Ribeirão Preto. Além de atleta, Sócrates também se interessava por política. Foi um dos líderes da Democracia Corintiana, movimento que, em plena Ditadura Militar, criou uma estrutura no time em que jogadores e outros profissionais tomavam juntos as principais decisões da equipe.

Muro do CT Dr. Joaquim Grava em homenagem a Sócrates.
Foto: divulgação

Após sair do Corinthians, Sócrates jogou pela Fiorentina, da Itália. Já em 1985, voltaria ao Brasil, jogando por Flamengo, Santos e Botafogo-SP, onde encerrou a carreira. Em 2011, no dia 4 de dezembro, Sócrates faleceu, vítima de falência múltipla dos órgãos. Na mesma tarde, o Corinthians sagrava-se pentacampeão brasileiro, em partida contra o Palmeiras.

Capitão naquela tarde de 4 de dezembro de 2011, Alessandro reproduz pose clássica de Sócrates.
Foto: © Daniel Augusto Jr. / Fotoarena

Ficha técnica da partida:
Santos – Jamaica 2×1 Corinthians
10 de junho de 1984
Estádio Nacional de Kingston – Jamaica
Amistoso Internacional
Santos – JAM: Clive, Deon (Donovan), Bill, Bob Hazel, Carl Grant, Hugh Bailey, Allan Coll, Richard Murray (Kite), Régis, Donovan Downer, Thompson.
Corinthians: Carlos, Ronaldo, Paulo, Juninho, Aílton, Biro-Biro, Sócrates, Luís Fernando (Wágner), Ataliba (Gallo), Casagrande e Eduardo (Dicão). Técnico: Hélio Maffia.
Gols: Sócrates (10′), Thompson (20′) e Donovan Downer (75′).

Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão

1 comentário em “Há 36 anos, Sócrates se despedia do Corinthians e marcava seu último gol pelo Timão”

  1. Todos tem craques, genios e grandes jogadores, mas só o Corinthians teve Sócrates. O Doutor, dentro e fora de campo.

Comentários encerrados.

Rolar para cima