- Por Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
No dia 14 de junho de 1995, o Corinthians entrava no gramado do Pacaembu para disputar a final da Copa do Brasil, título ainda inédito na galeria do clube. O time, recheado de grandes nomes, como Viola, Ronaldo Giovanelli e Marcelinho Carioca, disputou a partida de ida em casa. Porém, não podia receber a Fiel em peso, já que parte do estádio estava interditada, rendendo apenas 25 mil pagantes.
O Corinthians, comandado por Eduardo Amorim, foi a campo com: Ronaldo Giovanelli, Vítor, Célio Silva, Henrique, Silvinho, Marcelinho Paulista, Bernardo (Ezequiel), Marcelinho Carioca, Souza, Viola e Fabinho (Elivélton).
O embate contra o time de Felipão não começou nada fácil. Copeira e organizada, a equipe gaúcha trazia em sua bagagem dois títulos da competição. O Corinthians estava em sua quarta edição no torneio e em sua primeira final. Entretanto, aos 40 minutos do primeiro tempo, o Timão tirou o peso da pressão, marcando o primeiro gol com Viola.
Já na segunda etapa, os tricolores foram para cima do Corinthians e conseguiram o empate, com gol de Goiano, aos 20. Mas, logo seis minutos depois, brilhou a estrela de Marcelinho Carioca. O camisa sete marcou um golaço de falta e deu a vitória para o Timão.
No jogo da volta, o Alvinegro empataria fora de casa e ficaria com o primeiro título da Copa do Brasil de sua história.