- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
No dia 28 de julho de 1996, em jogo amistoso, o Corinthians venceu o Operário / MS, no Estádio Pedro Pedrossian, por 4×0, e Tupãzinho, um dos ídolos mais queridos da história do Corinthians realizava sua última partida com o manto alvinegro.
Naquela ocasião, o técnico Valdyr Espinosa escalou o Corinthians com: Ronaldo; Carlos Roberto, Gino, Alexandre Lopes, Sylvinho; Gilmar, Ricardo Mendes, Marcelinho, Souza; Leonardo, Alcindo. Tupãzinho entrou na segunda etapa.
Após essa partida, o “Talismã da Fiel” foi emprestado para o América (MG), e no ano seguinte foi para o Fluminense.
Meia-atacante que poderia atuar em qualquer posição do setor ofensivo, Tupãzinho chegou no Parque São Jorge, por empréstimo, em 1990. Apesar de não ter sido titular absoluto, era considerado um jogador muito importante e geralmente brilhava quando entrava no segundo tempo. Ficou conhecido como o “Talismã da Fiel”, pois sempre que entrava em campo, empatava ou virava o jogo em favor do Timão.
Foi dele o gol que deu ao Corinthians a conquista do primeiro título Brasileiro, conquistado em 1990, após bater o São Paulo na grande decisão.
Ao todo, Tupãzinho jogou 341 partidas e fez 52 gols. Além do título do Brasileiro de 1990, também ganhou a Copa Bandeirantes em 1994, o Paulistão e a Copa do Brasil em 1995.