No dia 23 de agosto de 1996, em uma sexta-feira, o Corinthians disputou o primeiro jogo do Torneio Ramón de Carranza, na Espanha, e venceu o Cádiz, dono da festa, por 2 x 0. Os gols foram marcados por Alex Rossi e Alcindo.
O time base do Alvinegro era composto por: Ronaldo Giovanelli; Villamayor, Célio Silva, Henrique e Sylvinho; Bernardo, Marcelinho Paulista, Marcelinho Carioca e Souza; Alcindo e Alex Rossi. O técnico era Valdir Espinosa.
O jogo começou pegado, com o Corinthians se lançando ao ataque. Logo aos 30 segundos de jogo, Alex Rossi foi escandalosamente derrubado na área, mas o árbitro não marcou a penalidade em favor do Timão.
Após um primeiro tempo morno que terminou em 0x0, o Corinthians voltou para a etapa final disposto à vitória. Logo no primeiro minuto, Marcelinho Carioca cobrou escanteio e Alex Rossi mergulhou de cabeça, colocando o Corinthians na frente do placar.
Aos 16 minutos, Marcelinho fez lançamento preciso para Alcindo, a zaga do Cádiz parou pedindo impedimento, e o artilheiro driblou o goleiro e sozinho diante das traves fez 2×0 para o Timão. Com o resultado, o Corinthians se classificou para a final contra do Real Bétis, que já aconteceria no dia seguinte.
Organizado pela Prefeitura de Cádiz, cidade da região da Andaluzia, na Espanha, o Troféu Ramón de Carranza tem um aspecto festivo e filantrópico para a região. A competição é disputada por quatro equipes, normalmente duas da região e duas convidadas. Depois da semifinal, os vencedores fazem a final, e os derrotados disputam o terceiro.
No dia seguinte, o Corinthians venceu o Real Bétis no jogo final, se tornando o último time brasileiro a ganhar o Troféu Ramón de Carranza.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados