Em 1997, o Corinthians enfrentou o poderoso Milan, em Minas Gerais, na Copa Centenário de Belo Horizonte. O torneio foi elaborada pela Federação Mineira de Futebol, para a comemoração do centenário de fundação da capital mineira e reuniu oito clubes de quatro países diferentes.
Corinthians x Milan aconteceu no Mineirão, e, mesmo com estrelas como Maldini, Weah e Savicevic, haviam somente cerca de 300 torcedores no estádio que comportava 100 mil pessoas. Marcada para as 15h30, por exigência das emissoras de televisão, que transmitiram o jogo para a Europa, a partida morna não saiu do 0x0.
A organização da Copa Centenário mudou também o horário do jogo de fundo, que seria disputado entre Atlético-MG e América-MG, que passou das 18h para as 20h30,para atender pedido das emissoras de rádio. Essas teriam que interromper a transmissão do jogo às 19h para transmitir o programa obrigatório “A Voz do Brasil”.
Isso prejudicou ainda mais a presença do público na partida do Corinthians, que já não seria bom pelo fato de ser uma segunda-feira, e com o reinício das aulas escolares.
Durante o jogo Corinthians x Milan, a organização do evento decidiu distribuir senha para que os torcedores deixassem o estádio e retornassem à noite.
O fracasso financeiro e de público da Copa do Centenário de Belo Horizonte se estendeu aos demais jogos e levou a Federação Mineira de Futebol a uma severa crise financeira que obrigou seus dirigentes a pedirem empréstimos de empresas e a encerrar contas bancárias da entidade.
Ficha técnica da partida
Corinthians 0x0 Milan
4 de agosto de 1997
Estádio do Mineirão
Copa Centenário de Belo Horizonte
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas
Público: 300 pagantes
Corinthians: Ronaldo, Fábio Augusto, Antônio Carlos, Henrique, Edinan (Rodrigo), Gilmar, Silvinho, Fernando Diniz, Souza, Mirandinha (Romeu) e Marco Aurélio (Agnaldo). Técnico: Nelsinho.
Milan: Rossi, Maldini (Smoje), Costacurta, André Cruz, Ziege, Albertini, Boban, Savicevic, Blonquist, Ba (Anderson) e Weah. Técnico: Fábio Capello.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados