Há exatos 24 anos, o Corinthians iniciava sua caminhada rumo ao primeiro título do Mundial de Clubes. Em 5 de janeiro de 2000, o Timão venceu o Raja Casablanca, de Marrocos, no Morumbi, por 2 x 0, e conquistou sua primeira vitória na competição organizada pela FIFA. Os gols foram marcados pelo ex-atacante Luizão e pelo ex-zagueiro Fábio Luciano, ambos no segundo tempo.
Para a estreia no Mundial de 2000, o técnico Oswaldo de Oliveira escalou o Corinthians com Dida; Índio, João Carlos, Fábio Luciano, Kléber, Freddy Rincón, Vampeta, Ricardinho, Marcelinho Carioca, Edílson e Luizão. Edu Gaspar, Marcos Senna e Dinei entraram no decorrer do duelo.
A edição de 2000 foi a primeira organizado pela FIFA e aconteceu no Brasil. O Corinthians se classificou para a competição como campeão do país-sede, pelo título do Brasileirão de 1998 – o clube também conquistou o nacional em 1999, mas participou do Mundial como detentor do troféu de 1998, assim como o Vasco, campeão da Libertadores daquele ano. Os campeões de 1999 iriam para a edição de 2001, que acabou não acontecendo.
O Mundial de 2000 foi o único disputado com fase de grupos. O Timão caiu no Grupo A, também ao lado de Real Madrid, da Espanha, e Al-Nassr, da Arábia Saudita. Os comandados de Oswaldo de Oliveira empataram com os espanhóis por 2 x 2 no segundo jogo e venceram os sauditas por 2 x 0 na última rodada.
Invicto, o Corinthians encerrou a primeira fase na liderança do Grupo A, com os mesmos sete ponto do Real Madrid, mas com vantagem no saldo de gols. Com a primeira colocação, o Timão se classificou para a final, disputada em 14 de janeiro, no Maracanã, contra o campeão do Grupo B, Vasco. Na decisão, o clube paulista segurou o empate no tempo normal e venceu nos pênaltis, conquistando seu primeiro título mundial.
Vale lembrar que, 12 anos depois, o Corinthians voltou a conquistar o Mundial de Clubes da FIFA, se tornando o clube não-europeu com mais títulos da competição – o maior campeão geral é o Real Madrid, com cinco troféus. Em dezembro de 2012, o Timão bateu Al-Ahly, do Egito, e Chelsea, da Inglaterra, ambos por 1 x 0, e levantou a taça em Yokohama, no Japão.
Veja mais imagens da vitória sobre o Raja Casablanca:
Veja mais:
América-MG não desiste de goleiro do Corinthians e tenta superar Internacional na negociação
Corinthians divulga bastidores de goleada na estreia da Copinha
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados