No dia 12 de maio de 2002, o Corinthians superou o rival São Paulo, no Morumbi, e ficou com o título da última edição da história do Torneio Rio-São Paulo.
No primeiro jogo da decisão, o Corinthians, sob o comando de Carlos Alberto Parreira, saiu com a vitória por 3 x 2. Deivid, Leandro e Gil marcaram para o Alvinegro, que foi para a última partida com a vantagem do empate.
Parreira mandou o Corinthians a campo com: Dida; Rogério, Anderson, Fábio Luciano, Kléber; Fabrício, Vampeta, Ricardinho; Deivid, Leandro e Gil. Fabinho e Renato entraram no decorrer da partida.
O jogo começou com um susto, com Reinaldo marcando e abrindo o placar para o São Paulo. No entanto, o lateral Rogério deixou tudo igual aos 32 minutos do segundo tempo em bela cobrança de falta, colocando a bola no ângulo de Rogério Ceni, e garantindo o título para o Parque São Jorge.
A vitória sobre o rival foi muito comemorada, visto que o Timão havia eliminado o São Paulo há poucos dias, das semifinais da Copa do Brasil. Além disso, o título fez com que o Timão ingressasse no grupo dos maiores campeões do Torneio interestadual, se igualando em cinco títulos com Santos e Palmeiras. Os títulos anteriores do Corinthians vieram em 1950, 1953, 1954 e 1966.
Leia mais:
Corinthians se impõe no primeiro tempo, vence Portuguesa-RJ e vai às oitavas da Copa do Brasil
Ex-setorista do Corinthians confirma nova função no departamento de comunicação do clube
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados