- Por Nágela Gaia/Redação da Central do Timão
Há 13 anos, no dia 08 de março de 2009, Ronaldo, o ‘Fenômeno’, marcava o seu primeiro gol com a camisa do Corinthians, quatro dias após sua estreia contra o Itumbiara-GO pela Copa do Brasil.
Em Derby disputado em Presidente Prudente, no interior paulista, com o Timão em desvantagem, o então comandante Mano Menezes sacou o lateral argentino Escudero para a entrada de Ronaldo. Em poucos minutos em campo, o craque arriscou de fora da área e a bola, caprichosamente, bateu no travessão alviverde.
Mas, já nos acréscimos, quando a vitória palestrina estava encaminhada, Douglas bateu escanteio pela direita e Ronaldo cabeceou firme para o fundo das redes. O gol do Fenômeno concedeu o empate ao Alvinegro, para explosão da Fiel e para o próprio atleta, que, enfim, estava de volta ao futebol.
“Senhoras e senhores, o Fenômeno voltou!”, bradou o narrador Mílton Leite no momento.
Na comemoração, o ídolo, que havia marcado e comemorado tantos tentos, correu para o alambrado, derrubando-o, eeexplodindo de felicidade ao lado da Fiel torcida.
O feito histórico foi retratado em 2013, no CT Joaquim Grava, na campanha “Gol de Muro”, feita pela Nike. Começava ali, de fato, uma bonita trajetória de gols, assistências e lances plásticos protagonizados pelo craque ao lado da Fiel.
De lá em diante, o Fenômeno foi um sucesso na equipe. Foram 69 jogos, sendo 67 como titular. Neste período, marcou 35 gols e conquistou dois títulos: Campeonato Paulista e Copa do Brasil, ambos em 2009.