Ainda um time da várzea, e, quatro anos após sua fundação, o Corinthians venceu todas as partidas e conquistou, invicto e de forma antecipada, seu primeiro título estadual dos 30 conquistados até hoje.
Fundado em 1910, e ainda um clube varzeano, em 1913 o Corinthians disputou e venceu uma competição organizada pela Liga Paulista de Futebol para cobrir vagas deixadas por três clubes que haviam desistido de disputar o Campeonato Paulista. Em sua estreia no Paulista da LPF, o Timão não foi bem, marcou apenas seis pontos, venceu apenas uma partida, empatou quatro e perdeu nove. Mas, revelou Amílcar e Neco, os primeiros ídolos de sua história.
A temporada seguinte ficaria na história. Mais experiente e um pouco mais estruturado, estreou com goleada de 6 x 0, venceu as 10 partidas do torneio, marcou 37 gols e sofreu apenas 9. Era a primeira vez que um time ganhava o Campeonato Paulista, já de forma invicta e antecipada.
Uma campanha irretocável e histórica: nenhum dos 14 campeonatos disputados anteriormente (incluindo os da APEA – a “liga dos ricos”), havia tido um campeão de forma invicta.
Assim, temos o Sport Club Corinthians Paulista como o primeiro campeão invicto da história do Paulistão. Ainda teve o artilheiro da competição, Neco, com 12 gols, e conquistou o título de forma antecipada vencendo o Campos Elyseos por 4 x 0 no dia 8 de novembro de 1914, no Parque Antárctica, com gols marcados por Apparício, Neco, Police e Peres. A última rodada foi disputada no dia 14 de novembro, apenas para cumprir a tabela, e o Timão venceu o Lusitano por 3 × 0.
Veja mais:
Augusto Melo x André Negão. Quer apostar no futuro do Corinthians? Faça sua previsão agora na FourBet e esteja por dentro das chances de quem será o próximo presidente! Clique AQUI para se cadastrar (proibido para menores de 18 anos).
Corinthians define mudanças nas comissões das categorias sub-17 e sub-20 após saída de Dalla Déa
Onde assistir? Corinthians recebe Atlético-MG para abrir maior vantagem contra Z-4 do Brasileirão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados