- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
No dia 20 de outubro de 2011, a Fifa confirmou as expectativas e escolheu a Neo Química Arena, então futuro estádio do Corinthians, como palco da abertura da Copa do Mundo. Assim, em 2014, um dos maiores sonhos da torcida corinthiana, a ‘Casa do Povo’ recebia o mundo.
A data é significativa na história da Neo Química Arena, que à época contava com apenas 22% de suas obras concluídas e atualmente se tornou ponto turístico da capital paulista.
O estádio, adaptado para receber maior público, foi palco de seis partidas ao longo do torneio: além do jogo inaugural entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho, também sediou, pela primeira fase, Uruguai 2 x 1 Inglaterra (19 de junho), Holanda 2 x 0 Chile (23 de junho) e Coreia do Sul 0 x 1 Bélgica (26 de junho).
Já na fase decisiva, Argentina e Suíça se enfrentaram pelas oitavas de final e uma semifinal inesquecível. No dia 09 de julho, Holanda e Argentina jogaram em busca de uma vaga na decisão. Após o empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, os argentinos avançaram à final nos pênaltis.