No dia 02 de maio de 2012, o Corinthians iniciava a sua caminhada no mata-mata da Libertadores, empatando em 0x0 com o Emelec, com Cássio ganhando a posição de goleiro titular.
Para o duelo contra os equatorianos, em Guayaquil, no Equador, pelas oitavas de final do torneio, o técnico Tite mandou a campo: Cássio, Edenílson, Chicão, Leandro Cástan, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Jorge Henrique, Danilo (Alessandro), Emerson Sheik (Élton) e Willian (Alex).
Cássio foi eleito o nome do jogo com grande atuação. Júlio César, até então o goleiro titular e que também já havia feito grandes defesas naquela edição da Libertadores, foi barrado por Tite após as falhas na derrota por 3×2 para a Ponte Preta, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Cássio assumiu ali, definitivamente, a posição de titular absoluto da equipe até os dias de hoje, se tornando grande ídolo da Fiel.
Relembre, abaixo, as defesas importantes de Cássio em sua estreia na Libertadores. Caso não consiga visualizar, clique aqui.
https://www.instagram.com/reel/CdCjVFvJkUo
Cássio foi o primeiro goleiro da história do Corinthians a atuar em uma final de Libertadores, no dia 27 de junho, onde o Timão jogou contra o Boca Juniors na La Bombonera. A partida terminou empatado em 1×1. Cássio foi importante na partida, apesar de tomar o segundo gol na competição,novamente fez uma boa defesa. E jogou novamente no segundo jogo da final em São Paulo no dia 4 de julho sagrando-se campeão da Copa Santander Libertadores 2012.
Foi escolhido como o goleiro da seleção da Libertadores 2012. No início do ano de 2013 em uma votação para eleger o melhor goleiro do mundo de 2012, Cássio Ramos foi o sétimo colocado, superando grandes goleiros de renome internacional, sendo considerado o melhor goleiro do Brasil em atividade.
Dez anos depois, o goleiro ídolo, que tem contrato válido até dezembro de 2024 com o Alvinegro, já atuou em 582 jogos pelo Corinthians, e conquistou nove títulos: Campeonatos Paulista 2013/17/18/19, Brasileirão 2015/17, Libertadores 2012, Mundial de Clubes FIFA 2012 e RECOPA 2013.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados