Com o avanço da vacinação contra a covid-19, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte anunciou que, a partir do dia 18 de agosto, os estádios da capital mineira poderão receber, de forma parcial e com protocolos rígidos, torcedores em suas arquibancadas.
A presença de público será limitada a 30% da capacidade dos estádios, sendo que os torcedores deverão usar máscaras e apresentar resultados negativos de testes para covid.
Contudo, a presença de público nos estádios de BH depende da autorização dada por cada organização de campeonato. A CONMEBOL, por exemplo, já autoriza jogos com lotação parcial dos estádios. O Flamengo, em evento teste realizado em Brasília, enfrentou o Defensa y Justicia em partida válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores.
A expectativa é que o confronto entre Atlético-MG x River Plate, que será válido pela Copa Libertadores, marcado para 18 de agosto, seja realizado com público.
A CBF tem tratativas com Federações para o retorno parcial do público para o final do mês de agosto, quando da disputa das quartas de finais da Copa do Brasil. Inicialmente, a liberação valeria apenas para essa competição e depende do aval dos governantes locais das praças esportivas.
Nos últimos dias, a Prefeitura de João Pessoa/PB, anunciou que em breve publicará decreto liberando a volta parcial de público aos estádios, porém, tal medida deve ainda ser aprovada pelo governo estadual.
Já a Prefeitura de Porto Alegre/RS trabalha com a possibilidade do público retornar aos estádios em setembro, contudo, a volta depende de acertos com a gestão estadual do estado.
A cidade de Rio de Janeiro/RJ, uma importante praça esportiva nacional, continua sem liberar o públicos nos estádios. Semanas atrás, houve até um ato das secretarias de Estado e Município do Rio aprovando o retorno, mas o prefeito Eduardo Paes recuou e voltou a proibir o públicos nos estádios, por ora.
No entanto, o prefeito do Rio declarou que nos próximos dias anunciará novidades sobre o caso: “Nos próximos dias, devemos anunciar nosso plano de retomada, a vacinação está avançando bem. Vamos ter Carnaval em 2022, tem de acontecer algo de muito inusitado para não. A gente quer que esse processo de renascimento tenha o Rio como protagonista. Estamos tomando decisões com base na ciência.”
O Estado de São Paulo continua com seu planejamento de volta de público parcial aos estádios para o mês de outubro. Em sua última declaração sobre o assunto, o Governador João Dória afirmou ao Podcast Inteligência Ltda no youtube “Provavelmente a partir de outubro, com lotações gradualmente expandidas. Vai aumentando. Como restaurante, hoje você pode 40%. Provavelmente vai aumentar, nós vamos anunciar provavelmente essa semana”.
Sob os olhares da gestão estadual paulista, a Expo Retomada 2021, realizada nos dias 21 e 22 deste mês em Santos/PB, foi considerada um sucesso. O Governo de São Paulo planeja autorizar vários outros eventos testes nos próximos meses no estado, com rígidos protocolos de saúde.
Não está descartada a antecipação do prazo para retorno do público aos estádios, a depender do avanço da imunização da população no Estado de São Paulo.
Assim, tudo indica que no mês de outubro a Fiel torcida poderá voltar a incentivar o Corinthians na Neo Química Arena.
O último duelo com a presença da Fiel Torcida aconteceu no dia 07 de março, quando o time empatou em 1×1 com o Novorizontino, no estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.
Veja mais:
Duilio nega que Andrés tenha representado o Corinthians em reunião da Liga de Clubes
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados